Emater é parceira na implantação de unidade demonstrativa de ILPF em Morrinhos
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) implantaram Unidade Demonstrativa do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em Morrinhos. A pesquisa será conduzida no Campus do IF Goiano, no município.
De acordo com o responsável pela Unidade Local da Emater em Morrinhos, José Orlando de Oliveira o objetivo da implantação é testar clones de eucalipto para ver qual melhor se adapta à região. O pesquisador da Embrapa, Abílio Rodrigues observou que a pesquisa também analisará quais famílias de eucalipto se destacarão no local.
Pesquisa
Para o servidor da Emater “a implantação do sistema dentro da faculdade agrega conhecimento à comunidade acadêmica, além de ampliar pesquisas na área de desenvolvimento genético”.
José Orlando ainda ressaltou que a atividade contribui com a divulgação do sistema ILPF para os produtores. “O intuito da pesquisa é levar os agricultores para dentro da universidade para conhecerem o trabalho que está sendo desenvolvido e futuramente implantarmos nas propriedades”, destacou o servidor.
A respeito da importância da pesquisa conduzida sobre ILPF na instituição de ensino, Abílio Rodrigues ressaltou “os estudantes participam da implantação e da condução do experimento e terão a oportunidade de aprender como funciona o sistema. Outro objetivo é gerar tecnologia e ampliar para futuras pesquisas na área agropecuária”.
ILPF
A Integração Lavoura-Pecuária Floresta (ILPF) consiste na junção de várias atividades agrícolas, como cultivo e produção de madeira e leite, dentro de uma mesma área. Viável financeiramente, o sistema pode ser implantado em pequenas, médias ou grande propriedades rurais.
Fonte: Gerência de Comunicação para Inovação – Emater