Emater discute ajuste de convênio com o Mapa

Emater discute convênio com o Mapa. Foto: Emater / Nivaldo Ferr.

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) participou, na última quinta-feira, de reunião com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na sede da Emater, em Goiânia (GO).

O objetivo da atividade foi ajustar o convênio firmado entre as duas entidades no final do ano passado, onde o Mapa cede um recurso de 800 mil para a Emater aplicar em projeto que visa atender ao médio produtor rural.

Durante a reunião, foram apresentados dados de pesquisa realizada pelo Mapa e Emater que caracteriza o perfil do médio agricultor como produtor atendido pelo Pronamp (Programa Nacional de Financiamento para Médio Produtores), que possui de 4 a 15 módulos fiscais, além de renda anual entre R$ 360 mil e R$ 1,760 milhão, sendo 80% do montante advindo da agropecuária.

O gerente de assistência técnica e extensão rural da Emater, Luiz César Gandolfi, observou que, durante a reunião foram identificadas as principais demandas do médio produtor em relação a renda e a busca por novas tecnologias, além de uma assistência técnica contínua.

De acordo com o gerente, ficou definido que a Emater irá desenvolver um projeto de assistência técnica e extensão rural para atender as demandas destes produtores, dentro da nova metodologia adotada pela Agência, a Rede de Inovação Rural.

Ainda segundo Gandolfi, a Emater irá primeiramente identificar os agricultores que se engradam nos quesitos definidos pelo Mapa e, depois, definir o número de médio produtores que serão atendidos pela Rede de Inovação Rural.

Para o coordenador geral de assistência técnica e extensão rural do Mapa, Luiz Silveira Rangel, “os resultados deste convênio serão positivos, porque o Mapa não consegue enxergar hoje no estado uma outra agência de assistência técnica que possa atender ao médio produtor”.

Ainda segundo Rangel, a Emater e o Mapa estão ajustando o convênio para maior efetividade no atendimento ao médio agricultor.

Rede de Inovação
A Rede de Inovação Rural é uma metodologia de assistência técnica e extensão rural que leva em conta a gestão da propriedade junto às famílias, comunidades e organizações rurais, e visa a emancipação dos produtores. O modelo de assessoramento prioriza a realização de parcerias público-privadas e outras entidades com objetivo de ampliar o acesso a assistência técnica continua.

Fonte: Gerência de Comunicação para Inovação – Emater (texto: Nathália Peres).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo