Em abertura da SNCT, Fapeg destaca parceria do IFG para o avanço da ciência no estado
Em discurso, o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, citou projetos fomentados em parceria, como no polo Embrapii e a participação do IFG em editais da Fundação
A abertura da 21ª Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Goiás (IFG) foi realizada na última terça-feira, dia 12, no recém-inaugurado Criar – Polo de Inovação. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcos Arriel, participou da mesa de abertura e ressaltou a parceria entre as duas fundações. “A Fundação reconhece o compromisso do IFG com o ensino, pesquisa e extensão. Prova disso é um evento como este que consegue integrar todas essas dimensões”, ressalta Arriel.
O presidente também garantiu que a Fundação continuará investindo nos ambientes de inovação e nos projetos de pesquisa para gerar resultados positivos para toda sociedade. “A Fapeg tem como missão fomentar a ciência, tecnologia e inovação e não teria sentido sem parceiros como o IFG, com toda sua capilaridade no estado, de estar dando vazão a esta nossa missão”.
Ele citou projetos fomentados em parceria, como no polo Embrapii e a participação do IFG em editais da Fundação.
Oneida Irigon destacou em sua fala que o SNCT é um evento coletivo que promove um momento muito especial de socialização do conhecimento dentro da Instituição: “um momento de socialização de projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão; um momento em que é reafirmado o compromisso do IFG com essa tríade essencial”. Ressaltando a importância do tema do evento, “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, a reitora afirmou que a SNCT é um espaço de construção coletiva, que busca reafirmar a importância da ciência e a busca por um mundo mais sustentável em sintonia com os compromissos globais.
Lorena Rosa, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, destacou que o evento é uma comemoração que celebra a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão e que vem acompanhada da inauguração do Polo Criar. Pensando no Polo como um local de conhecimento, a gestora pontuou: “que possamos compartilhar muitos saberes!”
Diego Fabrício Siqueira, aluno do Câmpus Goiânia, em sua fala, agradeceu o IFG pelo evento. Claudio Alex Jorge da Rocha, diretor de Articulação e Fortalecimento da Setec/MEC, parabenizou o IFG pela inauguração do Polo Criar e pela Semana Nacional e ressaltou a importância da temática tratada no evento.
Logo após a solenidade de abertura, foi realizada a conferência de abertura da 21ª SNCT, que foi proferida pelas professoras Denise Aparecida Carvalho (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI) e Flávia Schimpl (Instituto Federal do Amazonas – IFAM).
O evento segue com diversas atividades até nesta quinta-feira, dia 14 de novembro.
Texto e fotos: Comunicação Setorial da Fapeg, com IFG