Edital da Capes seleciona dez projetos de modelagem terrestre

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta terça-feira, 27, o resultado do Programa de Desenvolvimento de Modelagem do Sistema Terrestre. Foram selecionados dez projetos de pesquisa, inovação e cooperação acadêmica com vistas à formação de recursos humanos e geração de conhecimento sobre modelagem global e regional do Sistema Terrestre.

As propostas selecionadas visam ao país autonomia na geração de cenários futuros de mudanças climáticas, de usos da terra e urbanização, na escala de décadas a séculos. Serão apoiados, por meio de bolsas de estudos, pós-graduados em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O programa está dividido em cinco linhas temáticas, relacionadas ao desenvolvimento de modelagem do Sistema Terrestre, particularmente relacionadas ao Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre (BESM) e modelos regionais do sistema terrestre acoplados ao BESM.

O prazo de execução das propostas será de cinco anos. Os projetos apoiados envolvem parcerias (rede ou consórcio) entre equipes de diferentes instituições.

Acesse o resultado.

Fonte: Comunicação Social da Capes

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo