Edital da Fapeg fortalece parceria entre pesquisadores do IF Goiano e Universidade de Valência

Além da troca de experiência e da cooperação internacional, o projeto desdobrou em novas iniciativas e promoveu o intercâmbio de estudantes dos dois países

O que era para ser um edital lançado pelo Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), para apoiar a vinda do pesquisador visitante estrangeiro para parcerias em pesquisas no Estado de Goiás tem ganhado proporções de grande impacto. Pesquisadores do Instituto Federal Goiano campus Ceres (por meio do professor Matias Noll) e da Universidade de Valência – Espanha (professores pesquisadores Manuel Monfort Pandego e Vicente Manãna) trocaram experiências em suas pesquisas que prometem potencializar resultados para a questão de saúde da coluna vertebral de crianças e adolescentes estudantes.

Para além do plano de trabalho previsto pelos pesquisadores, como desdobramento do edital, aconteceu a vinda de estudantes espanhóis para uma atividade de intercâmbio de três semanas no IF Goiano, em Ceres. A visita foi encerrada nesta semana com a possibilidade da mobilidade de alunos goianos para aquele país. Cinco estudantes espanhóis tiveram a oportunidade de visitar o Brasil por meio desta oportunidade de intercâmbio. Daryna Semeniuk e Jaume Mancebo contaram que “foi uma experiência maravilhosa e que vai deixar muita saudade. Foi uma forma diferente de estudar e de conhecer novos amigos e cultura”.

O pesquisador Vicente Manãna, doutor em Educação naquela universidade espanhola conta que, por duas semanas esteve no Brasil para a parceria em um projeto que envolve pesquisas sobre a saúde de crianças e adolescentes com relação a problemas posturais e estruturais que envolvem a coluna vertebral. Ele explica que tem despertado a atenção a grande porcentagem de estudantes com dores lombares e que a preocupação é desenvolver conhecimentos para reduzir o problema de saúde e de gastos financeiros com estas doenças e proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população.

O professor do IF Goiano, Matias Noll, também esteve em Valência. No Brasil ele desenvolve projetos na área de avaliação das curvaturas da coluna vertebral, prevalência de dor em crianças e adolescentes: pontos de corte epidemiológicos, trabalha na elaboração de aplicativo de identificação de riscos e desenvolvimento de produtos educacionais, entre outros estudos. Ele fala da importância do apoio da Fapeg com este edital que colabora para a internacionalização da pesquisa e para o favorecimento da integração e aperfeiçoamento da ciência produzida em Goiás. Destacou o desdobramento do edital com o projeto de mobilidade dos estudantes para Brasil.

No início desta semana, o presidente da Fapeg, Marcos Arriel e o diretor Científico e de Inovação, Cláudio Leles, visitaram o IF Goiano, Ceres, e participaram do encerramento das atividades do intercâmbio dos estudantes, além de acompanharem outros projetos frutos da parceria da Fapeg com o Instituto que têm resultado em avanços significativos, possibilitando o desenvolvimento de iniciativas que têm impacto direto na formação de novos pesquisadores e no fortalecimento da ciência no estado.

Adriano Braga, diretor-geral do IF Goiano – Ceres, reforça a importância dos editais da Fapeg para manter e expandir as iniciativas de pesquisa do campus. “Apoios como os da Fapeg são essenciais para o desenvolvimento de nossos projetos. Eles garantem que possamos continuar a investir em inovação, mesmo com os desafios orçamentários”, destacou.

Marcos Arriel reiterou o compromisso da Fundação com o fortalecimento da pesquisa no estado. “A Fapeg está comprometida em impulsionar parcerias que proporcionem não apenas o desenvolvimento de ciência de ponta, mas que também criem oportunidades concretas para os pesquisadores e estudantes, como os programas de intercâmbio que estamos viabilizando”, afirmou Arriel.

O diretor científico da Fapeg, Cláudio Rodrigues Leles, destacou o impacto dos investimentos na área de ciência e tecnologia. “A pesquisa de qualidade que fomentamos aqui em Goiás tem gerado resultados transformadores, tanto em termos de conhecimento quanto em benefícios diretos à sociedade. A parceria com o IF Goiano é um exemplo claro de como a cooperação entre instituições fortalece a ciência e cria novas oportunidades”, declarou Leles.

Fotos: IF Goiano Ceres

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo