Divulgado resultado da Chamada CONFAP & Wallonie Bruxelles – Bélgica 2022
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Wallonie-Bruxelles International (WBI) publicaram nesta segunda-feira, 17 de outubro, o resultado da Chamada CONFAP & Wallonie Bruxelles – Bélgica 2022, que tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de Pesquisa & Inovação entre o Brasil e a Bélgica, com foco nas seguintes áreas: Materiais Circulares; Inovação em Saúde; Inovações para Produção & Projetos Ágeis e Seguros; Sistemas de Energia & Ambientes Sustentáveis; Aeronáutica & Espaço e Tecnologias Digitais.
Dos nove projetos aprovados, Goiás teve um selecionado e pelo lado brasileiro contará com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Trata-se do projeto intitulado “A prospective in vitro model for evaluating the impacts of environmental CONtaminants in FEmale Reproduction (CONFER)” (Um modelo prospectivo in vitro para avaliar os impactos de contaminantes ambientais na reprodução feminina (CONFER), que em Goiás será coordenado pela professora doutora Ellen Cristina Rivas Leonel, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto será desenvolvido em parceria com a pesquisadora Cristiani Andrade Amorim, da Universidade Católica de Louvain (UCLouvain).
A chamada foi lançada em janeiro deste ano, no âmbito do Memorando de Entendimento assinado pelo CONFAP e pela WBI, em setembro de 2020, para promover a Cooperação Acadêmica e Científica entre a região da Valônia-Bruxelas (Bélgica) e o Brasil.
Pelo lado belga, os nove projetos aprovados receberão o apoio da Wallonie-Bruxelles International (WBI), pelo lado brasileiro, o apoio será concedido por cinco Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) com projetos aprovados, são elas: FAPERJ (Rio de Janeiro), ARAUCÁRIA (Paraná), FAPESC (Santa Catarina), FAPEG (Goiás) e FAPERGS (Rio Grande do Sul).
Clique aqui e acesse o resultado da Chamada CONFAP & Wallonie Bruxelles – Bélgica 2022.
Assessoria de Comunicação – CONFAP, com alterações