Diretor da Finep defende que setor de TICs pense em plataformas de conteúdo
Inovação. Para o diretor de Planejamento e Gestão de Riscos da Finep, Márcio Girão, esta é a chave para que setor de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) consiga pensar o futuro. Segundo ele, o movimento ultrapassa as barreiras de infraestrutura, chegando no desenvolvimento de plataformas de conteúdo. “Lanço um desafio para as operadoras: construir um programa de plataforma de conteúdo digital, realidade aumentada ou realidade virtual”, disse Girão, que participou, nesta quarta-feira, 23/5, do painel “A transformação digital do Brasil a partir das TICs”, realizado no Painel Telebrasil 2018, em Brasília.
“Cada cidadão terá acesso ao digital. E quando estiver todo mundo 100% conectado, o que eu ofereço? Talvez, no futuro, as escolas nem existam, a realidade aumentada vai nos colocar frente a frente. Estamos fazendo muito pouco a respeito”, complementou o diretor da Finep.
A inovação tem papel primordial quando se fala em conectividade, inclusão digital e inclusão social. De acordo com Márcio Girão, “as metas estão se movendo e não estamos acompanhando a mesma velocidade, seja por falta de recursos ou tecnologia”. “Temos que raciocinar o País com a tecnologia de amanhã, do 5G e do chip quântico, que virá nos próximos dez anos”, afirmou.
Além da importância para o setor, Girão reforçou que a inovação é um dos instrumentos fundamentais para o desenvolvimento do País: “Precisamos entender que a questão da inovação tem que chegar aos corações e às mentes da sociedade. É preciso sensibilizar o povo brasileiro. O Governo também deve fazer essa conscientização”.
Fonte: Finep