Delegação do CONFAP participa do 32º Encontro de Prospetiva da Arrábida, em Portugal

Integrantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) estão em missão internacional para participação no 32º Encontro de Prospetiva da Arrábida, que acontece entre os dias 04 a 06 de setembro, em Arrábida, Portugal.

Os Encontros de Prospetiva da Arrábida são realizados desde 1992, e têm por objetivo estimular a análise prospectiva em Portugal e garantir um espaço anual de reflexão crítica e aberta em torno de questões estruturantes para o desenvolvimento do País e do seu posicionamento internacional.

Os Encontros mobilizaram, ao longo dos últimos 30 anos, agentes públicos, de setores acadêmicos e científicos, assim como autoridades políticas, dirigentes empresariais, parceiros sociais, e especialistas nacionais e estrangeiros.

Nesta segunda-feira (4), foi realizada a abertura oficial do 32º Encontro, a programação contou com a palestra do presidente do CONFAP, Odir Dellagostin, que apresentou as ações do Conselho e do conjunto de 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), além das parcerias nacionais e internacionais do Conselho nos últimos anos.

O CONFAP possui Acordos de Cooperação Internacional e Memorandos de Entendimento vigentes com alguns países europeus e com a União Europeia, a participação da Delegação no 32º Encontro de Prospetiva da Arrábida tem o objetivo de fortalecer a parceria estratégica com a União Europeia e pode abrir caminho para futuras parcerias com entidades científicas e tecnológicas de Portugal.

Além do presidente do CONFAP, Odir Dellagostin, integram a Delegação: o vice-presidente do CONFAP, Márcio de Araújo Pereira; a assessora de Cooperação Internacional do CONFAP, Elisa Natola; o presidente da FAPEG, Robson Domingos Vieira; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, acompanhado do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Márcio Spinosa e da assessora de projetos estratégicos internacionais, Eliane Segati Rios; o diretor-presidente do Conselho-Técnico Administrativo da FAPESP, Carlos Américo Pacheco; o diretor Técnico-Científico da FAPES, Celso Alberto Saibel Santos; a ex-presidente do CONFAP, Maria Zaira Turchi e a pesquisadora do NAPI Trinacional, Adriana Brandt Rodrigues. 

A Delegação brasileira foi recebida pelo ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor e pelo CEO da Elio Tecnologia, Rui Pedro de Almeida Ribeiro.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo