Consup realiza última reunião do ano de 2022

Nesta segunda-feira, dia 12, membros do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) estiveram reunidos, de forma remota, para a quarta e última reunião ordinária de 2022. Conduzido pelo presidente da Fundação, Robson Vieira, o encontro teve como pautas a Lei Orçamentária Anual (LOA) da Fapeg; os editais previstos para 2023; e as visitas realizadas pelas equipes da Fundação aos pesquisadores/projetos contemplados pela Fapeg.

Ao fazer a abertura da reunião, o presidente da Fapeg, Robson Vieira, lembrou que hoje, dia 12 de dezembro, a Fundação completa 17 anos de criação, e garantiu que novas mudanças serão realizadas para os próximos anos para incentivar a pesquisa e a inovação no estado de Goiás.

A diretora de Gestão Integrada da Fapeg, Lorena Peixoto, apresentou a evolução histórica da Lei Orçamentária Anual (LOA) da Fapeg, desde o ano de 2007 até dezembro desse ano. O presidente da Fapeg ressaltou que esta demonstração da evolução ficará disponível para o Conselho como forma de tornar toda a evolução orçamentária ainda mais transparente.

Editais
O diretor científico e de inovação da Fapeg, Marcos Arriel, ressaltou que nesse ano de 2022 foram lançados 10 editais diretamente pela Fapeg, que aderiu a outros nove com outras instituições parceiras. Para 2023, Arriel informou que estão previstos os lançamentos dos editais de Programa de Concessão de Bolsas de Formação de Mestrado e Doutorado; Bolsas de Iniciação Científica; Programa de Auxílio à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação; Programa Governo com Ciência de projetos prioritários; e do Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação – Edição 2023.

Arriel também apresentou os acordos de cooperação, entre eles, o acordo Sebrae/Fapeg, que tem o objetivo de apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento do empreendedorismo inovador e tecnológico no estado de Goiás; e o acordo com a Fundação Grupo Boticário para dar continuidade à parceria já existente, e que tem o objetivo de apoiar iniciativas para promover a Conservação da Natureza no estado de Goiás.

Visitas
O diretor de programas e monitoramento da Fapeg, Vanderlei Cassiano, falou sobre as visitas realizadas pela equipe da Fundação aos pesquisadores/projetos contemplados. Foram feitas 40 visitas em Goiânia, Rio Verde, Jataí e Anápolis, com registro de relatórios. O foco dessas visitas é em projetos com atraso em execução financeira ou indícios de inexecução/impropriedades e servem para orientar os fomentados em sua execução, que por sua vez orientam a Diretoria na tomada de decisões.

Assessoria de Comunicação da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo