Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) completa 17 anos
Nesta sexta-feira (28), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) completa 17 anos. Criado em 28 de abril de 2006, o Conselho é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover a articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil. O CONFAP congrega na atualidade 27 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) em todas as unidades da Federação, e participa ativamente do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação (SNCTI).
27 Fundações associadas
A primeira Fundação de Amparo à Pesquisa criada no Brasil foi a FAPESP, em São Paulo, na década de 60. Com o passar dos anos, foram instituídas FAPs em outros estados para promover o fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação em suas respectivas regiões. Para defender os interesses do conjunto de Fundações que já haviam sido instituídas, foi criado o CONFAP, em 2006. Passadas seis décadas após a criação da primeira FAP, com a criação da FAPERR em Roraima, última FAP brasileira a ser instituída, em janeiro de 2022, o CONFAP passou a ter 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) associadas, abrangendo todas as unidades federativas do Brasil (com Fundações sediadas em todos os 26 Estados e no Distrito Federal). São elas: FAPAC (Acre); FAPEAL (Alagoas); FAPEAP (Amapá); FAPEAM (Amazonas); FAPESB (Bahia); FUNCAP (Ceará); FAPDF (Distrito Federal); FAPES (Espírito Santo); FAPEG (Goiás); FAPEMA (Maranhão); FAPEMAT (Mato Grosso); FUNDECT (Mato Grosso do Sul); FAPEMIG (Minas Gerais); FAPESPA (Pará); FAPESQ (Paraíba); Araucária (Paraná); FACEPE (Pernambuco); FAPEPI (Piauí); FAPERJ (Rio de Janeiro); FAPERN (Rio Grande do Norte); FAPERGS (Rio Grande do Sul); FAPERO (Rondônia); FAPERR (Roraima); FAPESC (Santa Catarina); FAPESP (São Paulo); FAPITEC (Sergipe) e FAPT (Tocantins).
Confira a linha do tempo e as leis e decretos de criação das 27 FAPs, no link.
Fóruns Nacionais CONFAP
Desde a sua criação, o Conselho realiza trimestralmente a edição do seu Fórum Nacional, que reúne quatro vezes ao ano, presidentes e equipes técnicas das FAPs, além de representantes de entidades acadêmicas e científicas, de ministérios e agências federais e internacionais de fomento à CT&I para promover a troca de experiências entre as Fundações; o debate sobre os principais temas da CT&I nacional e a tomada de decisões conjuntas em prol das ações realizadas pelo Conselho e pelas FAPs.
Ao longo dos anos foram realizados mais de 60 Fóruns, sendo 5 edições em formato online, em razão da pandemia de COVID-19. Os fóruns são realizados em parceria com a FAP que sedia o evento em seus respectivo estado e algumas edições foram realizadas em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação – CONSECTI.
Cooperação Internacional
O CONFAP, desde o 1º ano de sua criação, promove a Cooperação Científica e Tecnológica, por meio de parcerias internacionais com o objetivo de gerar oportunidades para as FAPs e pesquisadores brasileiros. As cooperações são viabilizadas por meio de Memorandos de Entendimento e Acordos de Cooperação com parceiros estratégicos internacionais, em contextos de cooperação bilateral e multilateral, abrangendo oportunidades que cobrem todas as áreas do conhecimento, assim como por meio de iniciativas focadas em prioridades temáticas e desafios globais.
Confira alguns marcos da cooperação internacional do CONFAP aqui, e saiba mais sobre a Cooperação Internacional promovida pelo CONFAP, no link.
Presidências do Conselho
O Conselho Nacional das FAPs teve oito presidentes, que foram eleitos pelo conjunto de Fundações, e contribuíram para a consolidação do CONFAP no Brasil e no exterior: Jorge Bounassar Filho (presidiu o Conselho de 28 de abril de 2006 a 16 de março de 2007); Odenildo Sena (de 17 de março de 2007 a 16 de março de 2009); Mario Neto Borges (de 17 de março de 2009 a 17 de março de 2011 – 1º mandato / e de 17 de março de 2011 a 16 de março de 2013 – 2º mandato); Sérgio Luiz Gargioni (de 17 de março de 2013 a 16 de março de 2015 – 1º mandato / e de 17 de março de 2015 a 16 de março de 2017 – 2º mandato); Maria Zaira Turchi (de 17 de março de 2017 a 16 de março de 2019); Evaldo Ferreira Vilela (de 17 de março de 2019 a 19 de abril de 2020); Fábio Guedes Gomes (de 20 de abril de 2020 a 4 de outubro de 2020) e o atual presidente, Odir Antônio Dellagostin, que assumiu a presidência em outubro de 2020 (em substituição ao presidente antecessor), e foi eleito para o 1º mandato (2021-2023), e reeleito para o 2º mandato (2023-2025).
Prêmios CONFAP de CT&I
Em 2021, o Conselho lançou o Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação e o Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação. Os prêmios têm o objetivo de reconhecer e premiar pesquisadores(as), profissionais de comunicação da área de CT&I e destacar as boas práticas de fomento à CT&I nos estados brasileiros que contribuíram para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo do Brasil.
Confira as iniciativas das FAPs, pesquisadores(as) e profissionais de comunicação agraciados(as) na 1ª edição (2021) e na 2ª edição (2022) dos Prêmios CONFAP de CT&I.
FONTE: Assessoria de Comunicação do CONFAP