Conselho de Gestão do CRTI realiza sua primeira reunião
A tarde da última terça-feira (4) foi histórica para o desenvolvimento da tecnologia e da inovação de Goiás: foi instituído o Conselho Gestor do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI). A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG), Maria Zaira Turchi, presidirá também o Conselho, que possui outros nove membros de instituições parceiras. Entre as atribuições do Conselho está a de recomendar as políticas de funcionamento do Centro, acompanhar as atividades do local e indicar possíveis membros do Comitê Executivo do CRTI.
A abertura da reunião foi realizada pelo reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral. Em sua fala, ele ressaltou a importância da FAPEG para que o projeto do Centro tomasse corpo e se tornasse realidade. “O CRTI deve ser muito mais que um laboratório de pesquisa, ele é um laboratório de prestação de serviços… Ele, além de ser multi-institucional, é multi-usuário e está aberto ao setor produtivo goiano, não se limitará às universidades”, afirmou o reitor ao destacar o fundamental papel do Conselho.
Para a presidente da FAPEG, o Conselho formado é altamente representativo e qualificado, que representa dentro do CRTI, além das universidades parceiras, instituições empresariais. Além da FAPEG, são membro do Conselho representantes da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Instituto Federal de Goiás (IFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Universidade Estadual de Goiás (UEG), UFG, UniEvangélica e Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia.
Assessoria de Comunicação Social da FAPEG.