Conheça um pouco dos pesquisadores vencedores do Prêmio Fapeg de CT&I

Procuramos trazer neste material um pouco das incontáveis ações, informações sobre as formações acadêmicas e profissionais, a expressividade dos projetos de pesquisas desenvolvidos, os serviços e produtos inovadores, publicações científicas e tecnológicas, atuações e colaborações que a profissional de comunicação e os pesquisadores (professores doutores) classificados em primeiro lugar no Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação têm prestado à população do Estado de Goiás no decorrer de suas trajetórias profissionais.

São pesquisadores que têm contribuído de forma ímpar e significativa para o desenvolvimento científico, tecnológico e difusão do conhecimento e da ciência em Goiás, no Centro-Oeste, no Brasil e no exterior, além de serem responsáveis pela formação de recursos humanos de pós-graduação em alto nível. O espaço é pouco para tanto!

 

PESQUISADOR DESTAQUE

CIÊNCIAS DA VIDA – (Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde)

1 – Sênior: Eliana Martins Lima – UFG/// Docente da UFG há mais de 30 anos e pesquisadora bolsista em Produtividade do CNPq nível 1C, dentro da área de Farmácia. Seu grupo de pesquisa tornou-se referência internacional na administração nasal de nanopartículas para distintas aplicações, sendo procurado por pesquisadores de outros países para colaborações. O foco de sua pesquisa foi sempre o desenvolvimento de sistemas para drug delivery, das formas farmacêuticas convencionais às nanopartículas.  Passou a imprimir graus mais elevados de complexidade nos dispositivos que são desenvolvidos no laboratório, buscando obter sistemas multifuncionais, com superfície modificada,  ou  outras características   obtidas  por meio da nanotecnologia. Exemplos são as nanopartículas poliméricas ou lipídicas magnéticas capazes de liberar o fármaco sob demanda a partir de estímulos externos. O grupo investiga ainda novas vias de administração para nanomedicamentos mais especializados, como a via nasal, com o objetivo de atingir o sistema nervoso central e as vias respiratórias profundas. A pandemia de Covid19 trouxe à tona a necessidade de combater patógenos relevantes cuja porta de entrada no organismo é exatamente a via respiratória. Isso chamou a atenção de empresas do setor e permitiu ao grupo captar importantes recursos de fomento para novas investigações e estratégias na fronteira do conhecimento que estão sendo desenvolvidas. Trabalho vinculado à tese de uma aluna foi divisor de águas na compreensão do uso clínico de nanomedicamentos, inclusive com impacto para o desenvolvimento das nanopartículas lipídicas que se tornaram vacinas de mRNA. Recentemente seu grupo estabeleceu um programa de treinamento hands-on em técnicas específicas aplicadas à avaliação de medicamentos que empregam nanotecnologia diretamente para analistas da ANVISA responsáveis por receber e avaliar pedidos de registro de produtos desta natureza no Brasil, como por exemplo, medicamentos para o câncer e vacinas de mRNA em nanopartículas.  As peculiaridades destes nanomedicamentos são inúmeras e, sendo esta a especialidade de seu grupo, a parceria com a agência reguladora possibilitará que produtos inovadores possam ser registrados no Brasil e com mais segurança. A professora é coordenadora e idealizadora do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (FarmaTec) da Faculdade de Farmácia, instalado no Parque Tecnológico da universidade, Campus Samambaia.

2 – Júnior: Matias Noll – IF Goiano/// Graduação em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS). Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Seu grupo de pesquisa tem focado, para além de produções bibliográficas, também em importantes produções técnicas, tecnológicas e de inovação. Mais de 180 artigos publicados, a maioria em revistas indexadas. Faz parte dos 10 mil cientistas mais influentes da América Latina e dos BRICS, segundo World Scientist and University Rankings 2021. Destaques para projetos sobre avaliação das curvaturas da coluna vertebral, prevalência de dor em crianças e adolescentes: pontos de corte epidemiológicos, elaboração de aplicativo de identificação de riscos e desenvolvimento de produtos educacionais, entre outros. Artigo muito relevante realizado ao longo da pandemia que indicou que grávidas com COVID-19 têm mais chances de ter parto prematuro. Outra produção: elaboração de um livro em formato de atlas, sobre a agricultura familiar com a função de apresentar de maneira direta como os agricultores familiares estão distribuídos nos 246 municípios, as iniciativas dos agricultores familiares para produzir alimentos e gerar emprego e renda no campo, as formas de organização, as práticas produtivas e a contribuição dos serviços ambientais para a produção. Os dados auxiliam nas tomadas de decisões e melhorias de políticas públicas visando otimizar a produção de alimentos. Com sua equipe foi desenvolvido um livro, de forma ágil, em meio à pandemia tendo em vista a carência de materiais sobre saúde mental de crianças e adolescentes. O material foi e continua sendo utilizado por escolas das redes municipal, estadual e federal como suporte para discussões desta temática em salas de aula.

 

CIENCIAS EXATAS – (Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Tecnologia)

3 – Sênior: Boniek Gontijo Vaz – UFG///

O pesquisador tem contribuído para a ciência nacional com o desenvolvimento de pesquisas de alto impacto e formação de recursos humanos altamente capacitados na área de Química com ênfase em espectrometria de massas, englobando aspectos de desenvolvimento instrumental e aplicações em bioanalítica, química de alimentos, de petróleo e seus derivados e forense.

Na UFG foi o responsável pela  criação  e  consolidação  do LaCEM – Laboratório  de  Cromatografia  e  Espectrometria  de Massas,  um  dos  mais  bem  equipados  do país e que hoje desenvolve pesquisa de reconhecimento internacional. O grupo liderado pelo pesquisador se destaca nacionalmente e internacionalmente pelas suas publicações na área, em função dos desenvolvimentos instrumentais que concatenam métodos de micro extração e concentração de amostras com os métodos de ionização ambiente, em especial o paper spray e probe electrospray.  No que se refere às aplicações em bioanalítica, destaca-se a atuação no desenvolvimento de protocolos rápidos de análise na prospecção de biomarcadores para doenças como AIDS e câncer em fluidos biológicos. Protocolos de imageamento químico de tecidos cerebrais foram desenvolvidos com grande êxito permitindo grandes contribuições em neuroquímica principalmente para o entendimento bioquímico de doenças neurodegenerativas como Alzheimer, demência cerebral e Parkinson.  Já em química de  alimentos tem atuado no desenvolvimento de métodos rápidos para determinação de resíduos de agroquímicos em  alimentos  (vegetais,  frutas,  legumes) destacando o  trabalho  de  penetração  de  fungicida  na  maçã que  ganhou  grande  evidência  nacional.  Com relação às aplicações na área de petróleo e seus derivados (Petroleômica – estudo da composição do petróleo e compreensão dos processos geoquímicos envolvidos na formação do petróleo com vistas ao desenvolvimento de novos indicadores moleculares para subsidiar ações, minimizando incertezas, na exploração e produção de petróleo), o pesquisador é uma referência no assunto, nacional e internacionalmente. Em química forense, tem desenvolvido métodos rápidos de análise para detecção de novas drogas de abuso.  Métodos e achados científicos desenvolvidos no seu grupo estão em uso na rotina de empresas como a Petrobras.

4 – Júnior: Valdemar Vicente Graciano Neto – UFG/// As diversas publicações realizadas pelo professor por si só já contribuem para a disseminação do conhecimento e popularização da ciência. Ele diversifica suas publicações ao direcionar artigos periódicos nacionais e internacionais, além de conferências (nacionais e internacionais) e também capítulos de livro. Para além disso, o professor participa da iniciativa Corpo de Conhecimento em Modelagem e Simulação (MSBoK), contribuindo para a consolidação do conhecimento relativo ao tema em caráter mundial. O professor também veicula resultados de sua pesquisa ao ministrar cursos, tutoriais e minicursos em conferências nacionais e internacionais. Contribuiu com um capítulo para o livro sobre Grandes Desafios em Sistemas de Informação para a Década de 2016 a 2026 no Brasil. A obra é utilizada por cursos de graduação e pós-graduação em todo o Brasil como referência para direcionar suas pesquisas e para entender o estado da arte da área de Sistemas de Informação no Brasil.

Uma vez que atualmente o professor pesquisa sobre cidades inteligentes, os avanços veiculados em suas diversas publicações contribuem para o amadurecimento da área no Brasil e no mundo. Espera-se, por exemplo, que os resultados de pesquisa entregues até agora pelos mestres formados possibilitem, a concepção de arquiteturas de software para carros autônomos e para Ambientes Virtuais de Aprendizagem de modo que eles possam se comunicar com outros sistemas (o que é algo oneroso para ser realizado atualmente). Outra linha de pesquisa do professor vem seguindo no desenvolvimento de produtos para o uso de Internet das Coisas no domínio do agronegócio. Logo, espera-se que futuros resultados da pesquisa levem ao desenvolvimento de produtos que, eventualmente, possam até mesmo ser transferidos para a indústria. Por fim, das pesquisas em andamento, espera-se que haja avanços relativos à interoperabilidade (troca de dados entres sistemas) no contexto de cidades inteligentes, desenvolvendo um processo que possa ser adotado na produção industrial e também implementado futuramente para possibilitar comunicação entre os sistemas de uma cidade inteligente.

Realizou seu doutorado em dupla titulação entre o Instituto de Ciências da Computação e Matemática Computacional (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) e a Université Bretagne-Sud, na França, onde passou um ano em estágio doutoral.

 

CIÊNCIAS HUMANAS – (Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Artes, Letras e Linguística)

5 – Sênior: José Carlos Libâneo – PUC Goiás///Graduado em Filosofia na PUC de São Paulo com estágio pós-doutoral na Universidade de Valladolid (Espanha). É uma personalidade consagrada  no campo  educacional brasileiro  pelas  quase  seis  décadas  (57  anos)  de  trajetória  profissional  com  compromisso, envolvimento, trabalho e produção científica. Sua intensa trajetória científica, de dedicação à carreira docente, à pesquisa pedagógica e didática, à formação de professores, demarca uma produção intelectual que visa contribuir para o fortalecimento da educação, sobretudo da educação pública, com objetivos claros de construir meios, formas e maneiras para que as pessoas alcancem o conhecimento escolar com a mais elevada qualidade científica, social e humana. Sua trajetória está imbricada na relação entre fazer pesquisa, formar mestres e doutores, qualificar profissionais da educação e docentes em todos os níveis de ensino e fortalecer a pesquisa e sua divulgação e expansão por meio de associações, entidades e centros de pesquisa em Educação.

Sua pesquisa científica e atuação docente têm grande repercussão na comunidade acadêmica e no campo intelectual da educação, contribuindo para a difusão de conhecimento científico, particularmente em pedagogia, didática, políticas educacionais, formação de professores, organização e gestão da escola. Sua trajetória é marcada por forte e permanente diálogo com o campo educacional, mas sua pesquisa tem ressonância para além do ambiente acadêmico, alcançando o interior das escolas e salas de aula em todos os níveis do sistema educacional, de norte a sul do país. Dificilmente um estudante de cursos de licenciaturas no país desconhece o pensamento e a obra de Libâneo, já que os resultados de seus estudos e pesquisas são constantemente utilizados nas listas de Referências dos cursos de graduação e pós-graduação. Os professores que se encontram em atividade na docência na Educação Básica, assim como em cursos de graduação de diversas áreas do conhecimento, buscam ampliar suas capacidades pedagógicas e didáticas no conhecimento difundido em suas obras. Libâneo contribui incansavelmente com a formação continuada de professores, através de cursos, palestras, conferências, realizadas nas capitais e em cidades do interior nos diversos estados da nação, atendendo a secretarias de educação municipais e estaduais, pró-reitorias de ensino, coordenações de cursos de graduação. Assim, verifica-se uma ampla difusão do seu pensamento pedagógico em nosso país. Internacionalmente, além das publicações, intercâmbios, estudos e publicações em parceria com pesquisadores de outros países, Libâneo realizou consultoria e assessoria especificamente pedagógica e didática em países como Chile, México, Moçambique. O professor Libâneo tem seu reconhecimento expresso em diversas homenagens e prêmios.

 

PESQUISADOR INOVADOR

INOVAÇÃO PARA O SETOR EMPRESARIAL

6 – Sênior: Anderson da Silva Soares – UFG/// Possui graduação em Engenharia de Computação pela PUC Goiás, mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia Elétrica de São Carlos da USP e doutorado em Engenharia Eletrônica e de Computação pelo ITA.  Trabalhou para a concepção e estruturação do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), lançado em 2019 no formato de tríplice hélice (academia, governo e empresas). Hoje é seu diretor científico.

Em apenas dois anos de credenciamento como unidade Embrapii, o CEIA já é uma das cinco maiores unidades em volume de projetos, dentre as 74 unidades credenciadas. Em setembro, o Centro tornou-se o primeiro parceiro na América Latina do programa “AI Nation” da empresa Nvidia, mais expressivo fabricante de hardware para inteligência artificial do mundo. AI Nation é uma iniciativa global para ajudar líderes de nações do mundo inteiro a entenderem as suas políticas e planos nacionais para IA. A parceria é um reconhecimento público por parte da empresa da expressividade e relevância das ações do CEIA no desenvolvimento do ecossistema de inovação não só no Brasil, mas na América Latina.

Em 2011 ingressou como professor efetivo no Instituto de Informática da UFG.  Em 2012 ingressou no programa de pós-graduação em Ciência da Computação onde exerceu o cargo de vice-coordenador do programa de doutorado em associação com a UFMS. Entre 2015 e 2018 foi editor associado do Journal of Computer Sciences. Fundador do grupo Deep Learning Brasil, fundador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) onde foi coordenador entre 2019 e 2022 onde atualmente é o coordenador científico e de captação. Atual coordenador, idealizador e presidente da comissão de criação do Bacharelado em Inteligência Artificial da UFG. No ano de 2019, Anderson Soares abdicou de pelo menos três propostas de trabalho para atuação em empresas de outros países como China, Canadá e Estados Unidos da América para liderar o projeto do CEIA e do Bacharelado em IA que estavam em implantação. Primeiro coordenador da Olimpíada Brasileira de Robótica para alunos do ensino fundamental e médio no estado de Goiás. Bolsista de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq, em apenas 10 anos de atuação na pós-graduação, concluiu a orientação de 25 dissertações de mestrado e 6 teses de doutorado e duas supervisões de pós-doutorado. Pelo menos cinco startups tecnológicas foram diretamente concebidas a partir de pesquisas relacionadas a estas teses e dissertações e outras foram geradas indiretamente. Geração de startups spin-offs: Das cinco spin-offs, três delas estão em acelerações internacionais.

 

INOVAÇÃO PARA O SETOR PÚBLICO

7 – Júnior: professor doutor Greiton Toledo de Azevedo – IF Goiano/// Doutor em Educação Matemática (Unesp), tendo realizado parte do doutoramento na Universidade Rutgers, Estados Unidos (2022). Matemático, especialista e mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor de Matemática (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Selecionado pelo Programa de Fellowship Creative Learning Fellows do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos. Representou o Brasil como o único professor finalista do Nobel de Educação (2021), organizado pelo Global Teacher Prize e Varkey Foundation, dentre milhares de submissões de 121 países.

Trabalha com invenções científico-tecnológicas que ajudam no tratamento de sintomas da doença de Parkinson em hospitais públicos em Goiás. O trabalho não se reduz apenas no desenvolvimento de tecnologias autorais ao retardamento desta doença. O modelo também busca incentivar a criatividade, a emancipação intelectual e as invenções robóticas, usando materiais recicláveis, nas aulas de Matemática do Ensino Médio no IF Goiano. Os alunos constroem jogos digitais e desenvolvem dispositivos de robóticas de baixo custo em prol do tratamento de sintomas da doença de Parkinson por meio do Projeto Mattics. Toda produção científica em sala de aula preza pela propriedade intelectual. Os estudantes são incentivados a pensar e a desenvolver invenções robóticas à sociedade em vez de copiar fórmulas e conceitos que não se justificam no século 21. A proposta não se resume ao conteúdo de matemática: incentiva o empreendedorismo social e o trabalho colaborativo criativo-científico e tecnológico para além dos muros da escola. Todo o trabalho desenvolvido é, ao longo dos anos, difundido e publicado em múltiplos meios de comunicação, em especial, na área de Educação Matemática, incluindo periódicos com Qualis A1 (Capes). Ao trabalhar com os conteúdos curriculares de Matemática integrados à Computação, de forma intuitiva à formalização, permeado de desafios, pesquisa e engajamento, por meio da invenção de dispositivo robóticos destinados ao tratamento de Parkinson, os alunos são incentivados a questionar ideias intuitivas, a criar teorias provisórias de matemática e a sistematizar conceitos a partir do fazer e saber matemática, computacional e da engenharia. São usados materiais como roda de bicicleta, pallets, parafusos e pequenas placas eletrônicas e softwares gratuitos para desenvolver e criar jogos e os dispositivos robóticos.  Por trás desses eletrônicos há muita álgebra, geometria, algoritmo e lógica matemática para sincronizar movimentos estratégicos para as sessões de fisioterapia dos pacientes com Parkinson.  Para além do impacto social quanto ao uso de materiais de baixo custo, que privilegia aspectos de reciclagem e da consciência ambiental nos moldes de uma sociedade mais sustentável, a pesquisa aponta ainda para questões inerentes à saúde de idosos com Parkinson.

8 – Sênior: Anderson Rodrigo da Silva – IF Goiano/// Bacharel em Agronomia (UFPB, 2010), mestre em Estatística Aplicada e Biometria (UFV, 2012), doutor em Estatística e Experimentação Agronômica (USP, 2015), pós-doutor em Modelagem de Dados de Sensoriamento Remoto (Warsaw University of Life Sciences -Polônia, 2022). Desde 2014 é professor efetivo do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí,

Desenvolveu o latticles, um aplicativo web escrito em linguagem R para mapeamento interativo e automatizado de produções científicas de pesquisadores cadastrados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A partir do arquivo XML do currículo Lattes, latticles realiza importações de artigos publicados em periódicos, artigos aceitos, trabalhos em eventos etc. e apresenta, de maneira simples e organizada, o quantitativo de produções, na forma de tabela e através de gráficos. O app realiza a consulta automática da qualificação do artigo publicado no periódico junto à Plataforma Sucupira Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de acordo com o Qualis-Periódicos de cada uma das 49 áreas de avaliação. Assim, é possível saber, por exemplo, em qual das áreas o pesquisador é mais atuante. Latticles permite ainda selecionar o intervalo de tempo para a consulta, digamos para os últimos cinco anos, através de um simples slide bar. O usuário tem opção de exportar os dados processados em planilhas ou gráficos interativos. A partir da versão 2.1, de acesso livre e que pode ser executada em nuvem, sem necessidade de instalação, latticles contabiliza mais de quarenta itens de produção intelectual, desde o quantitativo de artigos em periódicos, passando pelo levantamento de formação de recursos humanos até produções técnicas e tecnológicas e artísticas. Latticles foi desenvolvido especialmente para análise eficiente das produções qualificadas de pesquisadores, e, nesse sentido, tem sido especialmente útil no processo de avaliação de Programas de Pós-Graduação recomendados pela Capes, em particular para a coleta anual de informações pelas coordenações de PPGs.

PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO

INTERNET

9 – Kharen Stecca Steindorff Fleury – UFG///Possui graduação em Comunicação Social –Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (2003) e especialização em Comunicação Pública pela Universidade Gama Filho (2010). Entre suas atribuições está a produção e a edição de material jornalístico e institucional para os diversos veículos de comunicação da UFG (Jornal UFG que se ancora nos princípios da comunicação pública e da divulgação científica, Portal UFG, boletins informativos e redes sociais), produção e edição de releases e sugestões de pauta, relacionamento com a imprensa e gestão de crise. É editora-geral do Jornal UFG desde 2015, tendo participado ativamente de suas reformulações gráficas e editoriais, incluindo a concepção do novo portal deste veículo, em 2018, com foco na divulgação científica. Participa da supervisão de estagiários do curso de Jornalismo e alia a prática profissional a pesquisas acadêmicas na área de Comunicação, com ênfase em comunicação pública, assessoria de imprensa e jornalismo científico.

Um conjunto de matérias jornalísticas foi produzido pela jornalista no Jornal UFG, que não apenas socializa o conhecimento científico e cultural produzido na instituição – da pesquisa básica à aplicada –, mas também aborda a ciência como atividade social, seus processos e atores. Além disso, amplia e repercute temas em discussão na esfera pública, utilizando para isso seu corpo especializado de pesquisadores nas mais diferentes áreas, como ficou evidente na atual pandemia de covid-19.

As matérias apresentadas pela jornalista para concorrer ao prêmio são exemplos de como esta produção jornalística profissional e especializada atuou no combate à desinformação no período da pandemia de covid-19, mostrando como a ciência é capaz de produzir respostas e soluções para a sociedade. Os conteúdos disponibilizados de forma gratuita e em linguagem acessível, de modo a democratizar a circulação de informações, contribui para fortalecer as bases do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, para que ele possa ser cada vez mais reconhecido e valorizado.

Entre as matérias: “Série Bastidores da Ciência”, trouxe reportagens com os professores da UFG envolvidos em pesquisas sobre a covid-19. O objetivo foi mostrar os responsáveis pela produção científica nas unidades acadêmicas, laboratórios e grupos de pesquisa da UFG, além de abordar os processos da própria ciência. A primeira matéria da série foi “Conheça os pesquisadores da UFG do Grupo de Modelagem”, que foi divulgada no Jornal UFG, nas redes sociais da universidade e nos boletins internos, “partiu da necessidade de combater o negacionismo científico e a desinformação e valorizar o trabalho dos pesquisadores durante a pandemia, os quais foram duramente atacados por notícias falsas por sustentar, com base em evidências científicas, medidas como o distanciamento social, entre outras matérias.

 

Assessoria de Comunicação da Fapeg

Governo na palma da mão

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