CONFAP se reúne com o comissário da União Europeia para pesquisa, ciência e inovação
A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Maria Zaira Turchi, se reuniu neste fim de semana, em São Paulo, com autoridades da União Europeia para a área de ciência, tecnologia e inovação. Ela representou o CONFAP na recepção ao Comissário Europeu de Pesquisa, Ciência e Inovação da Comissão Europeia, Carlos Moedas, que está na capital paulista para promoção e desenvolvimento de parcerias com o Brasil, sobretudo no âmbito do programa Horizonte 2020 (Horizon 2020), importante instrumento que prevê investimento de € 80 bilhões em projetos de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidos em parceria com pesquisadores de diversos países.
Além da presidente da FAPEG, Zaira Turchi, e do Comissário da União Europeia, Carlos Moedas, participaram do encontro a diretora de Cooperação Internacional da Direção Geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia (DG-RTD), Cristina Russo; o chefe do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da União Europeia no Brasil, Piero Venturi; o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich; o embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho; o cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Lopes Lourenço; e o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Carlos Henrique de Brito Cruz. Entre os assuntos debatidos foram elencadas mais possibilidades de interlocução e parcerias entre Brasil e União Europeia, além da consolidação das chamadas já em desenvolvimento do País com o bloco.
Para a presidente da FAPEG e vice-presidente do CONFAP, Zaira Turchi, essa aproximação cada vez mais estreita com a União Europeia é benéfica para o País, sobretudo para o avanço na pesquisa e sua aplicação em conhecimento e melhorias para a sociedade. “O CONFAP tem avançado significativamente no diálogo e na estruturação de projetos em conjunto com a União Europeia. Temos parcerias exitosas com diversos fundos, que têm resultado em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação altamente qualificadas. Queremos caminhar juntos, avançar cada vez mais, e o Horizonte 2020 reúne possibilidades de interlocução que podem beneficiar muitas pesquisas em nosso País”, ressalta.
Palestra
Aproveitando a presença do Comissário Europeu de Pesquisa, Ciência e Inovação da Comissão Europeia, Carlos Moedas, no Brasil, a FAPESP realiza na tarde desta segunda-feira (16), em São Paulo, a palestra The EU and Brazil: strategic partners in Open Science, Open Innovation, and Open to the world. Em sua apresentação, o Comissário apresenta três dos principais objetivos da parceria com a União Europeia: tornar mais eficiente a transferência de resultados de pesquisa ao mercado; avançar em pesquisas pautadas pela ideia de que ciência é um processo aberto, colaborativo e participativo; e reforçar a diplomacia e produção científica no mundo para juntos enfrentarmos os desafios globais. O evento tem início às 15h30 e as inscrições podem ser feitas no site http://www.fapesp.br/eventos/h2020/inscricao.
Assessoria de Comunicação Social da FAPEG.