CONFAP firma acordo com Fundação Russa de Pesquisa Básica

Um dos resultados da ida de representantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) à Rússia foi a assinatura de um Memorando de Entendimento com a Fundação Russa de Pesquisa Básica, cuja sigla inglesa é RFBR (Russian Foundation for Basic Research). Assinado no início de julho, o acordo terá duração de cinco anos e poderá ser estendido posteriormente. Ele prevê estudos conjuntos entre cientistas russos e brasileiros afiliados a universidades e outras instituições de pesquisa básica.

A organização de simpósios e a publicação de eventuais descobertas científicas estão entre as diversas atividades previstas no memorando. “Também discutimos a minuta de um MoU entre os cinco países dos BRICS, mas ainda há necessidade de avaliação”, afirmou o presidente do CONFAP, Sérgio Gargioni, após participar da I Reunião das Agências de Fomento de Ciência e Tecnologia dos BRICS.

No encontro, foram abordadas iniciativas de pesquisa e inovação nos países que compõe o bloco (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). “Grupos de trabalho estão sendo sugeridos para dar continuidade ao processo. Logo iniciarão trabalhos para apresentar na reunião de cúpula dos ministros que deve ocorrer neste ano.”

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG), Maria Zaira Turchi, participou da missão à Rússia.

Fonte: CONFAP.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo