Confap e CNPq apoiam Chamada Transnacional Conjunta Biodiversa+ 2023

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) aderiu à Chamada Transnacional Conjunta Biodiversa+ 2023 (BiodivNBS) lançada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Comissão Europeia.

A chamada tem por objetivo apoiar projetos colaborativos de pesquisa e inovação com soluções baseadas na natureza para a biodiversidade, o bem-estar humano e a mudança transformadora. A Parceria Europeia para a Biodiversidade, Biodiversa+, implementada no âmbito do programa Horizon Europe, é uma rede de organizações que apoiam a pesquisa de excelência sobre biodiversidade com impacto nas políticas e na sociedade.

Fomento

Participam desta Chamada Transnacional Conjunta 28 instituições de fomento de 31 países e a Comissão Europeia. O orçamento total para a chamada é de aproximadamente 40 milhões de euros.

No Brasil, os projetos aprovados receberão fomento das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que participam da chamada (vide listagem abaixo). Projetos residentes nos Estados cujas FAPs não participam da chamada poderão receber fomento pelo CNPq.

Confira a relação das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à Chamada Biodiversa+ 2023 (BiodivNBS):

Fundação Araucária (Paraná);

FAPDF (Distrito Federal);

FAPEAL (Alagoas);

FAPEAM (Amazonas);

FAPEAP (Amapá);

FAPEG (Goiás);

FAPEMA (Maranhão);

FAPEMIG (Minas Gerais);

FAPEPI (Piauí);

FAPERGS (Rio Grande do Sul);

FAPERJ (Rio de Janeiro);

FAPES (Espírito Santo);

FAPESB (Bahia);

FAPESC (Santa Catarina);

FAPESP (São Paulo);

FAPESPA (Pará);

FAPT (Tocantins);

FUNCAP (Ceará);

FUNDECT (Mato Grosso do Sul);

FAPERO (Rondônia).

*Outras Fundações ainda podem aderir à Chamada.

Elegibilidade e Submissão de Propostas

Para serem elegíveis, os consórcios de pesquisa terão de incluir equipes de um mínimo de 3 países que participam da chamada, incluindo pelo menos 2 equipes de Estados-Membros da União Europeia ou de países associados à UE. Acesse a plataforma da Biodiversa+ para busca de parceiros: https://proposals.etag.ee/biodiversa/2023/partner-search

Os candidatos brasileiros devem consultar as regras específicas de elegibilidade e modalidades de participação via FAPs ou via CNPq com os Pontos de Contato das instituições. Consulte os contatos e os orçamentos que serão disponibilizados pelas instituições brasileiras no site da Biodiversa.

Acesse a íntegra da Chamada Transnacional Conjunta Biodiversa+ 2023 (BiodivNBS) no link: https://www.biodiversa.eu/2023/06/05/2023-2024-joint-call

Mais informações

Questões gerais e técnicas sobre a chamada podem ser esclarecidas com o Ponto de Contato Nacional do Confap: Elisa Natola (elisa.confap@gmail.com).

Webinar sobre a chamada

No dia 26 de setembro de 2023, às 8h (BRT), será realizado o webinar informativo sobre a chamada. Para participar é necessário realizar inscrição pelo link: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WNmNu21p8Q6aMTUARzD4rpA#/registration

Cronograma

11 de setembro de 2023: publicação da chamada;

10 de novembro de 2023: prazo para envio de pré-propostas;

9 de abril de 2024: prazo para envio de propostas completas;

1º de dezembro de 2024 a 1º de abril de 2025: início dos projetos.

Assessoria de Comunicação do Confap, com alterações.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo