Confap e British Council lançam chamada para workshops científicos

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, incluindo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), e o British Council, no contexto do Fundo Newton, lançaram na última segunda-feira, dia 9, a chamada 2018/2019 do programa Researcher Links. O objetivo é apoiar a realização de workshops científicos que sirvam como plataformas para a colaboração entre cientistas brasileiros e britânicos.

Os workshops serão realizados em inglês e coordenados por pesquisadores seniores de reconhecida competência nos seus campos de atividades. Os dois coordenadores (um pesquisador britânico e um brasileiro) poderão identificar quatro outros pesquisadores líderes, dois de cada país, para participar como mentores, e os demais participantes deverão ser pesquisadores em início de carreira de ambos os países (entre 12 a 17 de cada país).

Participam da Chamada Pública, por meio de suas respectivas Fundações, além de Goiás, os estados de Alagoas (Fapeal), Amazonas (Fapeam), Bahia (Fapesb), Distrito Federal (FAPDF), Espírito Santo (Fapes), Maranhão (Fapema), Minas Gerais (Fapemig), Paraíba (Fapesq), Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), São Paulo (Fapesp) e Sergipe (Fapitec).

A proposta deve trazer um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. Todos os projetos financiados pelo Newton Fund seguem os critérios da OECD para investimento tipo ODA (sigla em inglês para Assistência Internacional para o Desenvolvimento). O valor disponível para o financiamento de cada workshop é de até cinquenta mil libras esterlinas e os workshops selecionados deverão ser realizados entre 1º de fevereiro de 2019 e 31 de janeiro de 2020.

Submissão
A chamada permanecerá aberta até as 16 horas (4:00 pm) horário de Londres do dia 8 de junho de 2018. As propostas devem ser submetidas conjuntamente por dois pesquisadores, um brasileiro dos estados participantes e um britânico. Os proponentes devem ser pesquisadores seniores, ou seja, que consigam demonstrar a relevância de seu trabalho em seu campo de conhecimento. Serão consideradas evidências de relevância: títulos, publicações, colaborações internacionais, orientação e/ou supervisão. O proponente no Brasil deve estar filiado a uma universidade ou instituição/centros de pesquisa, públicos ou privados sem fins lucrativos, nos estados mencionados anteriormente. Candidatos dos Estados de Pernambuco e São Paulo também deverão submeter suas propostas nas plataformas das respectivas Fundações.

A University UK International – UUKi, instituição parceira, auxilia as organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Para saber mais, escreva para newton@international.ac.uk, indicando o assunto “Researcher Links 2018/2019 – Brazil call” ou acesse aqui para mais informações.

Acesse aqui a Chamada Pública completa e os documentos referentes ao edital.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Confap, com informações do British Council

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo