Com 2 novas unidades, IPELab passa a contar com 7 laboratórios
Novos espaços estão na Escola de Engenharia Civil e Ambiental e na Faculdade de Ciências e Tecnologia
Dois novos laboratórios da rede Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo (IPELab) passam a funcionar na Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) e na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A unidade do Campus Colemar Natal e Silva foi inaugurada na última segunda-feira (26/9) e a do novo Campus Aparecida de Goiânia, na terça-feira (27/9). A rede IPELab conta agora com sete laboratórios na capital e no interior, com outras três unidades no Campus Samambaia (Parque Tecnológico Samambaia, Faculdade de Artes Visuais e Escola de Agronomia), uma na Cidade de Goiás e uma em Jataí, além do IPEVolante. Representando a Fapeg, esteve presente o diretor científico e de inovação, Cláudio Leles.
O diretor de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Marinaldo Divino Ribeiro, destacou a vocação do IPELab de ser um espaço aberto à comunidade. Nesses locais, segundo ele, ideias podem ser reproduzidas por meio da prototipagem, criando soluções para os problemas da sociedade. O diretor executivo do Parque Tecnológico Samambaia, Luizmar Adriano Junior, reforçou o convite a estudantes e toda a comunidade para usar os laboratórios e participar das oficinas. Um exemplo recente do potencial e da importância do IPELab foi a fabricação de cerca de 28 mil protetores faciais doados para as unidades de saúde durante o pico da pandemia de covid-19.
O vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, ressaltou o ineditismo e o alcance do projeto, desde sua concepção. Por causa de seu potencial inovador, o IPELab conseguiu agregar importantes parceiros, como a Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec), a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, celebrou a entrega das sete unidades previstas. “Fechar ciclos é fundamental para darmos o próximo passo. E o próximo passo é chegar ainda mais perto das pessoas, das demandas da sociedade”. A reitora afirmou ainda que a rede IPELab se destaca não só pelo estímulo pedagógico, mas por ser um modelo que permite socializar e interiorizar a inovação de forma colaborativa.
Nas cerimônias de inauguração e descerramento das placas das novas unidades, os participantes puderam conhecer as instalações dos laboratórios e alguns dos equipamentos disponíveis, como impressoras 3D, cortadora laser, fresadoras e tornos mecânicos.
Concretizando ideias
A missão da rede IPELab é incentivar ideias empreendedoras e apoiar iniciativas inovadoras, fornecendo equipamentos e capacitação para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Os espaços são abertos e colaborativos, com o objetivo de articular o chamado movimento maker – a ideia do “faça você mesmo” – à transferência do conhecimento científico gerado na UFG, além do apoio à geração de negócios e produtos inovadores. No site do IPELab é possível obter informações sobre as diferentes unidades e se cadastrar como usuário.
Os diretores das unidades acadêmicas que receberam os laboratórios comemoraram as novas instalações. A diretora da EECA, Maria Carolina Brandstetter, afirmou que as ideias são essenciais para o empreendedorismo, por isso nada melhor que um local onde essas ideias possam fluir. O diretor da FCT, Júlio Cesar Valandro, ressaltou que o IPELab se soma aos mais de laboratórios do Campus Aparecida de Goiânia, representando mais um passo na busca de uma maior interlocução entre a universidade e o setor produtivo.
Fonte: Secom UFG