CNPq celebra 20 anos do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração

O Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (Peld) completa este ano 20 anos de criação. Para celebrar a data, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizará uma cerimônia nesta terça-feira, dia 16, na sede da Agência, em Brasília.

Na ocasião, serão homenageados os projetos pioneiros: Peld Estuário da Lagoa Dos Patos e Costa Adjacente – Elpa, Peld  APA Gama Cabeça de Veado – AGCV, Peld Planície de Inundação do Alto Rio Paraná – Piap, Peld Restingas e Lagoas Costeiras do Norte Fluminense – RlaC e o Peld Mata Atlântica e Sistema Lacustre do médio Rio Doce.

Ao final, uma mesa-redonda debaterá o cenário atual e as perspectivas do programa.

Estarão presentes autoridades nacionais e internacionais na área de meio ambiente, como a Dra. Alison Specht, diretora na Fundação de Pesquisa da Biodiversidade da França.

Além da solenidade comemorativa, o CNPq promoverá, ao longo de três dias, uma série de reuniões, mesas-redondas com coordenadores dos sítios contemplados pelo último edital. Veja aqui a programação.

O Peld

Criado há 20 anos, o Peld gera informações que incluem longas séries temporais de dados sobre os ecossistemas e sua biota associada que são de extrema relevância para o Brasil, conhecido por ser o país mais megadiverso do mundo, abrigando em seu território cerca de um quarto da biodiversidade conhecida de todo o planeta.

Contando com um destaque orçamentário específico no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal desde 2000, o Peld é executado pelo CNPq e conta com apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e de 11 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

Atualmente, a rede Peld conta com 33 sítios de pesquisa distribuídos em diversos ecossistemas brasileiros.

São realizadas periodicamente ações de acompanhamento e avaliação dos projetos de pesquisa e do Programa, visando à eficiência da gestão do conhecimento gerado, assim como o constante aperfeiçoamento desta importante iniciativa.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo