Circuito de Saúde do Servidor da Fapeg promove atividades para os cuidados com a mente e o corpo
Os servidores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) tiveram na manhã desta sexta-feira orientações e dicas para os cuidados com a mente e o corpo. O Circuito de Segurança e Saúde do Servidor, uma realização da Diretoria Executiva de Saúde e Segurança do Servidor da Secretaria da Administração, foi realizado com o apoio do Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) da Fapeg.
A parceria traz a proposta de promover e monitorar a saúde e o bem-estar do servidor e estimular a adoção de um estilo de vida saudável por meio de palestras, ações e orientação multiprofissional dando cumprimento à Política de Segurança e Saúde no Trabalho do governo estadual.
A diretora de Gestão Integrada da Fapeg, Lorena Raquel Peixoto, deu as boas-vindas à equipe de profissionais e classificou como muito importante esta ação para os servidores da Fapeg. Destacou que a iniciativa deverá ser a primeira de muitas outras para conscientizar sobre a necessidade dos cuidados com a segurança e saúde física e mental para uma melhor qualidade de vida de todos.
A ação foi proposta pela técnica de Segurança do Trabalho do Sesmt, recém-criado na Fapeg, a servidora Maria Selma Pinheiro Silva. Ela agradeceu a parceria com a Sead para a realização das atividades durante toda a manhã.
O coordenador técnico de Segurança do Trabalho da Sead, Amilton Nunes de Jesus explicou a dinâmica do circuito e o gerente central de Saúde e Segurança do Servidor, da Sead, Alex Sandro Bemfica Neves, explicou sobre a criação recente da Diretoria Executiva de Saúde e Segurança do Servidor, ligada agora diretamente ao gabinete do Secretário da Administração dando mais autonomia para as ações. Explicou que o circuito é uma das ações que traduz a preocupação do Governo de Goiás para que os servidores de todos os órgãos públicos estejam conscientes da importância de um ambiente de trabalho saudável e da forma de se cuidarem para uma melhor qualidade de vida.
Entre as ações, os colaboradores puderam participar de uma roda de conversa sobre depressão. Entre outras atividades: aferição de pressão arterial com orientações médicas, ginástica laboral, massagens terapêuticas, orientações sobre alimentação saudável, degustação, sessões de quiropraxia e orientações posturais, práticas de exercícios corporais, avaliação de ergonomia no ambiente de trabalho e orientações sobre procedimentos de realização dos exames médicos periódicos e sobre o Programa de Acolhimento Psicológico do Servidor (PAS).
Os servidores puderam participar ainda de exposição e degustação de alimentos saudáveis, de blitz ergonômica para melhorar a postura, remédios naturais, aromaterapia, entre outras.
Assessoria de Comunicação Setorial – Fapeg