Ciência brasileira perde o pesquisador em genética vegetal, Roland Vencovsky

Professor Vencovsky (centro), ao lado dos professores Magno Ramalho e Luiz Federizzi, recebendo homenagem, em Goiânia, em 2015. Foto: Adriana Silva/UFG.

Faleceu nesta quarta-feira, dia 06 de julho, aos 80 anos, o professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Roland Vencovsky, considerado um filósofo da biometria vegetal. Professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), Vencovsky atuava na pesquisa voltada à biometria e melhoramento genético de plantas, mantendo ainda relações de trabalho muito próximas com pesquisadores de Goiás, especialmente da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Roland Vencovsky era graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Experimental Statistics – North Carolina State University e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo. Foi professor visitante na University of Minnesota (1974-1976), na North Carolina State University (1990-1991) e na Universidade Federal de Goiás (2000-2003). Obteve a livre docência pela ESALQ/USP (1970) e o título de professor titular em 1994. Foi também Chefe Geral do Centro Nacional de Milho e Sorgo da EMBRAPA e orientou teses e dissertações na área de concentração de Genética e Melhoramento de Plantas da ESALQ/USP e na UFG, publicando mais de cem artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e diversos capítulos de livros.

Foi, ainda, autor do livro Genética Biométrica no Fitomelhoramento. Agraciado, também, com a Comenda da Ordem do Mérito Científico, pelo Presidente da República em 2002, eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 2005 e membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo em 2008.

Em agosto de 2015, o professor esteve em Goiânia, durante o 8º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas (CBPM), evento fomentado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Na ocasião, foi homenageado com o “Prêmio Professor Ernesto Paterniani”, um reconhecimento da Associação Brasileira de Melhoramentos de Plantas ao profissional brasileiro que mais tenha se destacado na área de melhoramento genético de plantas.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo