Centro de Excelência fomentado pela Fapeg participa de projeto da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)

O Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO) foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) a integrar o segundo relatório anual da instituição sobre Bioinsumos. Ao todo, serão sete estudos de casos analisados no documento, que recebeu 200 propostas na primeira etapa do processo. O Centro de Excelência fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) avançou na avaliação, conquistando mais um destaque para pesquisa feita em Goiás.

Para o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, a escolha da FAO mostra que a estratégia definida pelo estado de Goiás em fomentar a criação do Centro foi uma decisão acertada. “O CEBIO foi criado a partir de proposta da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental, a partir da geração de inovações e adoção de tecnologias em bioinsumos para o setor agropecuário”, destacou Arriel. Vale ressaltar que o Centro de Excelência está alinhado com o Programa Nacional de Bioinsumos (Decreto nº10.375 de 26 de maio de 2020) e o Programa Estadual de Bioinsumos do Estado de Goiás (Lei Estadual nº21.005 de 14 de maio de 2021).

Segundo o professor Alexandre Igor, Diretor Geral do CEBIO, essa aproximação é importante porque evidencia o interesse internacional nos resultados e potencialidades do modelo de governança, equidade social e sustentabilidade adotados pela instituição. O foco do estudo será aprofundar as análises de custo-benefício. O desafio é iluminar, através de resultados impactantes e cientificamente fundamentados, o verdadeiro potencial dos bioinsumos em termos de eficiência econômica.

O professor Alan Costa, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do IF Goiano, ressaltou a importância do CEBIO para o agronegócio em países tropicais. Único Centro de Excelência multifocal no Estado de Goiás, o CEBIO abrange ensino, pesquisa e extensão, alcançando todas as regiões geográficas do estado. Seu modelo de proximidade com produtores rurais de diferentes escalas o destaca como uma alternativa valiosa diante das adversidades agropecuárias.

Sobre a importância da projeção internacional de um projeto de Centro de Excelência criado recentemente no Estado, o presidente da Fapeg afirma que a inclusão do CEBIO no relatório das Organizações Unidas vai dar visibilidade a uma ação desenvolvida pelo governo do estado de Goiás, através da FAPEG, o que pode provocar interesses em parcerias internacionais para o desenvolvimento das pesquisas no Centro.


Sobre o CEBIO

O CEBIO tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a adoção de bioinsumos e sistemas de produção sustentáveis. O Centro será composto de três Unidades de Referência em Bioinsumos (URBs) e 11 Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs) distribuídas em todo Estado de Goiás.

O Centro de Excelência nasce com a missão de impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental, a partir da geração de inovações e adoção de tecnologias em bioinsumos para o setor agropecuário do Estado de Goiás. O Centro será composto por três Unidades de Referência em Bioinsumos (URBs) onde serão realizadas as pesquisas e a inovação em bioinsumos: URB Promotores do crescimento de plantas (Rio Verde); URB Controle biológico de pragas agrícolas (Urutaí); e URB Controle de doenças de plantas (Morrinhos); além de Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs) nos municípios de Iporá, Catalão, Ipameri, Hidrolândia, Goiânia, Anápolis, Cristalina, Ceres, Posse e Campos Belos.

As UTTs serão responsáveis pela prospecção de demandas e prospecção tecnológica; a disponibilização de bioinsumos; o mapeamento de parcerias estratégicas; a busca ativa por recursos; a formação de recursos humanos; a realização de dias de campos em unidades demonstrativas e ações de empreendedorismo e inovação.

Comunicação Setorial da Fapeg com informações da Assessoria de Comunicação do CEBIO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo