CEE homenageia primeiro presidente da entidade
O Conselho Estadual de Educação realiza amanhã (16/12), às 10h30, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, sessão solene para homenagear o primeiro presidente da entidade, professor Egídio Turchi, morto em setembro deste ano. Egídio, que completaria 92 anos nesta quinta-feira, 15, é pai da pesquisadora Maria Zaira Turchi, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
Italiano de San Benedetto in Alpe, Egídio Turchi veio para o Brasil aos 16 anos de idade. Fundou e dirigiu a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele pesquisou e ensinou Filologia Românica e Latim na UFG e também atuou como jornalista. Por seu trabalho, Egídio Turchi recebeu o título de Professor Emérito da UFG.
Entre outros títulos, o professor Egídio recebeu o de Cidadão Goianiense, da Câmara Municipal de Goiânia, em 1967, e de Cidadão Goiano, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, em 1969. Egídio Turchi participou da criação do Conselho Estadual de Educação, tornando-se o primeiro presidente da entidade, em 1962.
A sessão solene para homenagear o ex-presidente do Conselho será na Sala das Sessões, no 2 º andar, Ala Oeste, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
Gerência de Comunicação Social