Comitês de Assessoramento do CNPq julgam bolsas PQ
Na última semana, de 6 a 10 de novembro, estiveram reunidos no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, os Comitês de Assessoramento (CA) das áreas de ciências biológicas, agrárias e da saúde. O objetivo foi julgar as propostas submetidas à Chamada CNPq N º 12/2017 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa PQ.
Ao todo, foram 48 CAs analisando as propostas submetidas. Os membros dos CAs foram recebidos pelo presidente do CNPq, Mario Neto Borges, e o diretor de Ciências Agrárias Biológicas e da Saúde (DABS), Marcelo Morales. Foi apresentada a perspectiva orçamentária para o setor para o ano de 2018 e os esforços que estão sendo feitos para incremento dos recursos.
No final do mês, entre 21 e 24 de novembro, os CAs das áreas de engenharias, exatas, ciências humanas e sociais julgarão as bolsas DEHS.
A Chamada recebeu, para todas as áreas, 10.255 propostas e o valor disponível é de aproximadamente R$ 334 milhões a serem utilizados em até 5 anos (contemplando bolsas com duração de 3, 4 e 5 anos, a depender do nível). O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 18 de dezembro.
Os CAs
São mais de 300 pesquisadores, entre titulares e suplentes, selecionados de acordo com sua área de atuação e conhecimento. Eles são escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo (CD) , com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional e têm a atribuição, entre outras, de julgar as propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos. Os julgamentos são feitos a partir de normas e critérios previamente definidos. Conheça mais.