Capital recebe edição do projeto SBPC vai à escola
O projeto SBPC vai à Escola, proposto pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Regional Goiás (SBPC/GO), faz parte do esforço da entidade para contribuir com o processo de descentralização e popularização da ciência no Estado. A iniciativa busca promover atividades científicas que consigam integrar a academia com as demais instituições educacionais e sociais, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, bem como, destacando a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento do País e para os cidadãos.
Tendo como foco principal de atuação as escolas estaduais da região metropolitana de Goiânia, o projeto pretende possibilitar uma maior integração entre os professores, pesquisadores e acadêmicos dos Institutos Superiores do Estado de Goiás (ISES) com educadores e estudantes das redes de ensino. Deste modo, visa introduzir, por meio de atividades teóricas e práticas – como debates, palestras e trilhas interpretativas urbanas – a descentralização do conhecimento e uma visão teórica e prática ampliada sobre como a educação, a ciência e a tecnologia podem contribuir para a melhoria da vida nas cidades
Neste sentido, a SBPC/GO pretende criar mais um instrumento que contribua para a diminuição do abismo que há entre a produção dos conhecimentos científicos e o saber escolar. Assim, atua também na formação de agentes multiplicadores da sustentabilidade e na definição de estratégias científicas, políticas, educacionais e culturais capazes de alterar a relação dos seres humanos com o meio onde vivem.
É importante destacar que as atividades estão sendo construídas e serão desenvolvidas por professores, pesquisadores e acadêmicos de Institutos Superiores do Estado de Goiás que atuam e desenvolvem pesquisas sobre o tema proposto. Realizado pela SBPC – Regional Goiás, conta com o apoio institucional da Sociedade Cultura, Cidade e Arte; do Complexo Criativo Galpão; da Associação de Geógrafos Brasileiros – Seção Goiânia e do Câmpus Cora Coralina da UEG.
A programação completa pode ser acessada aqui.
Fonte: SBPC – Regional Goiás.