Britânicos decidem estender Fundo Newton no Brasil até 2021
No dia 13 de abril, foi realizada a Primeira Reunião do Conselho Consultivo do Fundo Newton, em Brasília, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Contando com representantes de diversos órgãos ligados à CTI, o conselheiro chefe para Assuntos Científicos do Governo Britânico, Sir Mark Walport, anunciou a decisão do Reino Unido em ampliar o Fundo Newton no Brasil até 2021,desenvolvendo novas ações.
Os objetivos da reunião foram realizar o balanço das atividades do Fundo Newton no Brasil desde 2014 (quando os governos brasileiro e britânico firmaram o acordo para atuação do Fundo Newton no país) e fazer sugestões para os próximos anos. “O Confap propôs atuar também no pilar da Inovação apoiando, em colaboração com o Reino Unido (Innovate UK), micro e pequenas empresas inovadoras com subvenção econômica e grandes empresas inovadoras com contrapartida (matching fund)”, destacou Mario Neto Borges, assessor de Assuntos Internacionais do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que participou da reunião. Hoje a parceria entre Fundo Newton e Confap atua sobre os pilares de formação de pessoas e programas.
Vários temas foram propostos para que pesquisas colaborativas sejam estimuladas, como energia de baixo carbono, água, doenças negligenciadas e emergentes, clima e meio ambiente.
O Fundo Newton é um mecanismo do governo britânico voltado ao desenvolvimento científico em 15 países emergentes, entre os quais Brasil, Índia, China, Turquia e África do Sul. Os recursos provêm de Assistência Oficial ao Desenvolvimento (ODA – Official Development Assistance), com orçamento previsto de 375 milhões de libras por ano até 2019. Ao Brasil, estão previstos até 2017 £11 milhões (aproximadamente R$ 55 milhões).
O Conselho Consultivo do Fundo Newton foi criado em agosto de 2015 a partir de um Memorando de Entendimento assinado entre o MCTI e o Business, Innovation and Skills Department do governo britânico, responsável pelo orçamento do Fundo Newton. O Grupo Consultivo é presidido pelo MCTI e pela Embaixada do Reino Unido, que irão designar os demais integrantes, assim como convidar representantes do setor privado, acadêmico e outras organizações não governamentais, para participar das suas reuniões.
Além do Confap, o Conselho Consultivo tem representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Confederação Nacional de Indústrias (CNI).