Brasil se torna membro pleno da Plataforma Global de Informações em Biodiversidade
Durante a 26ª reunião do Conselho de Governança da Plataforma Global de Informações em Biodiversidade (GBIF, em inglês), o secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcelo Morales, anunciou a adesão do Brasil como membro pleno da entidade. Com a nova posição, o Brasil terá direito a voto nas reuniões do Conselho de Governança da entidade.
A participação do país no GBIF deve beneficiar os pesquisadores brasileiros no acesso e compartilhamento de informações sobre biodiversidade. O Brasil abriga a mais rica biodiversidade do mundo, com 46.731 plantas e 118.928 animais catalogados. A rede nacional é o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBR), criado em 2014 por iniciativa do MCTIC em parceria com a ONU Meio Ambiente, apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente e operacionalização da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Composto por cerca de 60 países, o GBIF mantém um banco de dados internacional aberto e gratuito dedicado ao compartilhamento de informações sobre a biodiversidade no planeta, composto por informações existentes em museus, herbários, coleções biológicas e registros de espécies obtidos em projetos de pesquisas.
Conheça a plataforma brasileira SiBBr
Assessoria de Comunicação do MCTIC