Brasil e Suíça realizam 5ª reunião do Comitê Conjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação

Confap Brasil Suica
5ª reunião do Comitê Conjunto Suíça-Brasil de CT&I. (Foto: divulgação SERI/Suíça)

Foi realizada na semana passada (15/03) a 5ª reunião do Comitê Conjunto Suíça-Brasil de Ciência, Tecnologia e Inovação. O encontro aconteceu em formato híbrido, com a participação de parte da delegação brasileira presencialmente em Berna, na Suíça, e outra parte online.

No encontro, os membros de ambos os países apresentaram as ações e resultados mais recentes nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação de seus respectivos países. As apresentações focaram a cooperação bilateral em Pesquisa & Inovação entre a Suíça e o Brasil, bem como nas diversas formas de intensificar e ampliar a cooperação existente entre pesquisadores e instituições de fomento à pesquisa nos dois países.

Histórico da parceria 

O Brasil é o principal parceiro da Suíça na América Latina nas áreas da educação, pesquisa e inovação. O país europeu conta com o apoio dos escritórios da rede Swissnex no Brasilque colaboram para a cooperação bilateral entre os dois países, e estão instalados no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Desde 2011, a Swiss National Science Foundation (SNSFfinanciou mais de 140 projetos de pesquisa envolvendo pesquisadores brasileiros. A Innosuisse, Agência Suíça de Inovação, também realiza chamadas bilaterais de propostas (CFPs) em conjunto com sua parceira no Brasil, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). Os CFPs destinam-se a projetos cooperativos na área da inovação industrial. Desde 1962, cerca de 240 brasileiros foram contemplados com Bolsas de Pesquisa pelo Governo Suíço.

Cooperação CONFAP, CNPq e SNSF

O presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Odir Dellagostin, participou da reunião de forma online e reforçou a importância da cooperação em CT&I entre os países. O presidente lembrou aos membros do Comitê que em abril de 2016, o CONFAP e a SNSF assinaram uma Carta de Intenção quando iniciaram conversas sobre o apoio a atividades conjuntas, que resultou na assinatura de um Memorando de Entendimento em 2019.

“Este documento visa apoiar projetos de pesquisa entre pesquisadores brasileiros e suíços, especialmente os aprovados no edital do CNPq e da SNSF, lançado em agosto de 2018. Nesta chamada foram aprovadas 12 propostas, e pelo lado brasileiro, foram 8 propostas apoiadas pelo CNPq e 4 propostas apoiadas pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, FAPERJ (com 2 propostas), FAPES e FAPEMIG”, destacou Dellagostin, que também reafirmou o interesse do Conselho Nacional das FAPs em dar continuidade a essa importante parceria com a SNSF:

“O CONFAP reafirma seu interesse em participar de uma futura proposta de chamada com escopo semelhante, que  estimule o desenvolvimento da pesquisa de ambos os países e a mobilidade de pesquisadores e estudantes em nível de pós-graduação”, disse Dellagostin.

O CONFAP, CNPq e a SNSF também participam de atividades de cooperação no escopo do programa de Pesquisa & Inovação da União Europeia, o Horizon Europe (2021-2027).

Assinatura do Plano de Ação em CT&I (Brasil-Suíça)

Sergio Freitas de Almeida (MCTI/Brasil) e Martina Hirayama (SBFI/Suíça) (Foto: divulgação SBFI/Suíça)

Ao final da reunião, o Secretário-Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)Sergio Freitas de Almeida, e a Secretária de Estado para Educação, Pesquisa e Inovação da Suíça (SBFI), Martina Hirayama, assinaram um Plano de Ação para implementação de um Acordo de Cooperação com o objetivo de intensificar as relações bilaterais entre os países em Ciência, Tecnologia e Inovação nos próximos dois anos (2022-2024).

O Plano de Ação possibilita, entre outras atividades, a realização de uma chamada pública conjunta entre a SNSF, o CONFAP e o CNPq para apoiar pesquisadores brasileiros e suíços.

 

 

 

Assessoria de Comunicação do CONFAP (*com colaboração da SBFI/ Suíça)

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo