Brasil e Austrália reforçam parceria

CNPq
Foto: CNPq

Gestores e pesquisadores brasileiros e australianos estiveram reunidos no último dia 14 para discutirem as perspectivas de novas parcerias entre os dois países. Na coordenação desse diálogo, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebeu, em Brasília, delegação australiana, da cidade de Queensland, em um workshop que definiu as linhas possíveis dessa cooperação internacional.

O evento ‘CNPq-Queensland Research Workshop’ foi um desdobramento da visita realizada em 2017 ao estado de Queensland, Austrália, do presidente do CNPq, Mario Neto Borges, e do diretor de Cooperação Institucional, José Ricardo de Santana. No encontro, além dos gestores do CNPq, estavam presentes pesquisadores de universidades de Queesnland e representantes da Trade and Investment, Queensland (TIQ), agência de governo responsável pelos negócios globais, incluindo a promoção da educação e o treinamento internacional, além do embaixador da Austrália no Brasil, John Richarsdon. Para completar o diálogo, coordenadores de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia e da Embrapa também participaram das discussões, que englobaram linhas de pesquisas nas áreas de agricultura, água, medicina tropical, meio ambiente e energia.

Foram feitas, pelo TIQ e pelo CNPq, apresentações das pesquisas em andamento e das possibilidades de financiamento e os pesquisadores reuniram-se em grupos com o objetivo de prospectar reais possibilidades de colaboração de longo prazo. “Identificamos diversas possibilidades de parcerias e entusiasmo de ambas as partes. As conversas continuam”, afirmou Mario Neto Borges.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo