Biodiversidade e mudanças climáticas são tema de webinar realizado pela Fapeg e Rede de Educação da Austrália
Evento permitiu que pesquisadores goianos apresentassem suas potencialidades e possibilidades para parcerias internacionais
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em parceria com a Regional Universities Network (RUN), realizou webinar para tratar da biodiversidade e mudanças climáticas no cerrado e nos biomas da Austrália. O gerente de Parcerias Internacionais da Fapeg, Gabriel de Paula, e o diretor executivo da RUN, Alec Webb, foram os moderadores da ação, que reuniu palestrantes e pesquisadores de Goiás e da Austrália.
Gabriel de Paula comemorou o resultado do evento, que apresentou as potencialidades das pesquisas realizadas no estado, por meio do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (Cempa-Cerrado), fomentado pela Fundação. “A partir desse webinar conseguimos apresentar a qualidade das pesquisas desenvolvidas aqui em Goiás, o que pode propiciar parcerias internacionais com esse país, expandindo nossas parcerias para além dos Estados Unidos da América e Europa, estamos avançando para outros locais que ainda não havíamos explorado”, pontuou.
O gerente explicou que essa aproximação também conta com a participação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a Embaixada da Austrália no Brasil e o Departamento de Educação da Austrália. “Esse é um dos primeiros webinar com a Austrália realizado em parceria com estados brasileiros. Nosso interesse é manter conexões internacionais e apresentar as qualidades científicas que são desenvolvidas aqui no estado de Goiás. A Fapeg está trabalhando para dar protagonismo aos pesquisadores goianos, gerando maior competitividade em nível internacional”.
O webinar contou com palestras dos professores de ecologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), José Alexandre Felizola e Laerte Guimarães, ambos bolsistas da Fapeg, e do professor do Institute Charles Sturt University, David Watson. A organização também contou com a colaboração da conselheira de Educação e Pesquisa da Embaixada da Austrália, Kassia Hare, do gerente de Educação e Pesquisa da Embaixada da Austrália no Brasil, Tiago Cordeiro, e da assessora para Cooperação Internacional do Confap, Flávia Cerqueira.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – Governo de Goiás