Bagnato vence Prêmio Almirante Álvaro Alberto

O físico paulista Vanderlei Salvador Bagnato é anunciado como o vencedor deste ano do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, a maior honraria concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor titular da Universidade de São Paulo (USP), Bagnato é diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e bolsista em produtividade e pesquisa do CNPq.

Formado, simultaneamente, em Física pela USP e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 1981, é doutor em física pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 1987 e pós-doutor pela Universidade de Maryland, ambos nos Estados Unidos. Obteve a Livre-docencia pela USP em 1990.

Publicou cerca de 700 artigos em periódicos especializado. Possui 29 capítulos de livros e 7 livros publicados. É coordenador do INCT de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida e recebeu diversos prêmios e homenagens, tendo sido agravciado com o título de Pesquisador Emérito do CNPq no ano passado e com o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, em 2015, além do título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedido pela Presidência da República, em 2007.

Bagnato vence Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prof. Bagnato apresenta produto de seu INCT em estande do CNPq, durante a SBPC de São Carlos, em 2015. Foto: Claudia Marins/CNPq

É membro da Academia Brasileira de Ciências, The Academy of Sciences for the Developing World, da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano, e da National Academy of Sciences (USA).

Em entrevista ao CNPq, em 2015, Bagnto declarou sua paixão à ciência. “Sempre gostei de ciências e tive a sorte de ter pais se sacrificaram para que eu pudesse sempre estudar. Sou fanático por fazer ciências que exigem desafios e sempre que possível usar ciências em prol da economia”, afirmou.

O Prêmio

Concedido em parceria com a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto é considerado a maior do país em ciência e tecnologia e este ano destacou a categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

O prêmio será entregue no dia 15 de maio, na Escola Naval, no Rio de Janeiro. Na ocasião, também serão entregues os títulos de Pesquisador Emérito do CNPq e Menções Honrosas de Agradecimento deste ano. 

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq  .

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo