Agenda da ONU para o desenvolvimento sustentável ‘estreia’ na comunidade científica

Agenda 2030
O titular da Seped, Jailson de Andrade, apresentou à comunidade acadêmica a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU.
Crédito: Ascom/MCTIC

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Jailson de Andrade, apresentou à comunidade acadêmica a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em sessão especial da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“Eu diria que hoje, aqui, a discussão em torno dos ODS estreia na comunidade acadêmica, após ser encampada pelo governo federal”, disse Jailson. “Da mesma forma, na semana passada, levamos a Agenda 2030 ao 46º Congresso Mundial de Química, em São Paulo. Então, esse é um momento precioso para nós porque ela começa a tomar enraizamento na sociedade. E a SBPC é o caminho que nós temos de melhor para mobilizar nossos pesquisadores.”

Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, e totalizam 17 objetivos desdobrados em 169 metas, a serem atingidos até 2030. No documento, estão previstas ações para erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, industrialização, infraestrutura, entre outras áreas.

A Agenda 2030 ganhou consistência no Brasil em junho, com a posse de representantes do governo federal e da sociedade civil na Comissão Nacional para os ODS, sob coordenação da Secretaria de Governo da Presidência da República. Já o MCTIC começou a alinhar suas ações ao documento com a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti), válida de 2016 a 2022. A adaptação envolveu servidores da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento da pasta (Seped).

Na sessão especial da SBPC, Jailson abordou um documento da ONU voltado a escolas, em busca de que professores e outros formadores de opinião passem adiante a mensagem da Agenda 2030. O secretário informou que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) estrutura uma rede de universidades, junto à qual o MCTIC prepara um memorando de entendimento, a fim de que suas unidades de pesquisa se integrem aos ODS.

A presidente da SBPC, Helena Nader, coordenou a sessão especial, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG).

Fonte: MCTIC

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo