Abertura oficial da 4ª Campus Party Goiás será nesta quarta-feira (15)

Após dois anos consecutivos de edições remota e híbrida, a Campus Party Goiás volta ao presencial. O Governo de Goiás, desde 2019, é parceiro do Instituto Campus Party na realização do evento, considerado o principal na área de tecnologia e empreendedorismo digital da América Latina

Campus Party 22Durante cinco dias, Goiás vai sediar a maior imersão tecnológica em cultura maker, inteligência artificial, educação e empreendedorismo inovador da América Latina: a Campus Party. A abertura oficial será nesta quarta-feira (15), às 19h, e segue até domingo (19), no estacionamento do Passeio das Águas Shopping. A abertura oficial do evento terá a presença do governador Ronaldo Caiado, os titulares da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, da Secretaria-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o presidente da Fapeg, Robson Vieira, o CEO da Campus Party Tonico Novaes e o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia.

Nesta edição, o Governo de Goiás terá três principais áreas da Campus Party: Arena, Camping e Área Open. A expectativa dos organizadores é receber mais 70 mil visitantes na área gratuita do evento, já que na primeira edição em Goiás, no ano de 2019, a previsão era de 40 mil e contabilizou mais de 60 mil participantes.

Para o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, a Campus Party já é um evento que entrou para o calendário de Goiás. “Este é um evento que a gente chama de ativação, pois desperta nas pessoas o processo criativo e de inovação. É bom relembrar que os projetos como a Escola do Futuro de Goiás, os Cotecs, e os Includes são desdobramentos e frutos da Campus Party Goiás 2019”, ressaltou.

A área Open é o espaço gratuito e aberto ao público da Campus Party Goiás. O visitante vai conhecer sobre o universo maker, novos projetos e políticas públicas de tecnologia e de robótica, presenciar mostras de projetos acadêmicos e startups com ideias inovadoras, interagir com simuladores de realidade virtual e aumentada, drones, entre outros. As atividades estão divididas entre Campus Kids, Hoquei de Robôs, Arena Games, campeonatos de e-Sports, simuladores de realidade, arena de drones, espaço de empreendedorismo e Makerspace.

Na Arena, estão localizados os palcos e espaços de workshops que receberão palestrantes nacionais e internacionais das áreas de programação, ciência, tecnologia, empreendedorismo, criatividade, games, entre outros. São palestras simultâneas, workshops, painéis e desafios. São diversas atividades que vão gerar mais de 400 horas de conteúdo nos cinco dias de evento, trazendo keynote speakers, pesquisadores e comunidades para construir o futuro.

Lançamento Embaixadores
Durante o evento, o Governo de Goiás, por meio da Sedi e Fapeg, fará o lançamento do edital para selecionar pessoas de 10 regiões de planejamento de Goiás, que serão os Embaixadores da Inovação do Estado. Entre os inscritos, serão selecionadas 30 pessoas que vão receber capacitação em parceria com o Sebrae Goiás. O projeto Embaixadores serão bolsistas da Fapeg, que vão receber bolsas que variam de R$ 3 a R$ 4 mil, para embaixador júnior e embaixador pleno, respectivamente.

O programa tem como objetivo a geração de novos negócios inovadores, por meio do fortalecimento do ecossistema empreendedor goiano, com foco na inovação, promovendo a conexão entre potenciais empreendedores, empresas, ICTs e o Governo de Goiás. Buscando com essa aproximação o suporte para o desenvolvimento de negócios, crescimento econômico e a geração de emprego e renda no Estado.

Fapeg
A Fapeg, representada por seu presidente, Robson Vieira, participará do lançamento dos Embaixadores da Inovação, na sexta-feira, (17) no palco T-800, das 17h às 17h25. No sábado (18), Robson mediará o Talk Show sobre o Programa Centelha, das 17h30 às 18h55, no Palco Login. O Talk Show terá a participação da subsecretária da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), Sheila Pires, dos representantes das instituições organizadoras do Programa, o diretor do Departamento de Empreendedorismo Inovador Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos César de Oliveira Pinto; o analista de inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Vitor Kappel; a coordenadora executiva da Segunda Edição do Programa Centelha da Fundação CERTI, Priscila Procópio da Silva e dos fundadores das startups selecionadas na primeira edição do Programa Centelha (Centelhanos) Rízia Andrade, da Biogyn; Nathalia Pedroso, da LunaGreen e Bianca Porto, da Grifa.

A Fapeg também estará presente no estande do Governo de Goiás, que será dividido em três áreas: Espaço Saúde; Espaço Centelha/Tecnova e Vitrine Tecnológica. No Espaço Saúde serão apresentados os  projetos sobre Covid-19 fomentados por meio da Chamada Emergencial lançada pelo Governo de Goiás, através da Fapeg: Programa de Reabilitação Pulmonar Ambulatorial e Domiciliar Covid-19, do prof. Luís Vicente; Produção de Álcool Gel 70% com polímeros de Poliglicerol como alternativa ao uso de como alternativa ao Carbopol 940, do prof. Nelson Roberto; e Diagnóstico Molecular Rápido para Covid-19, da profa. Gabriela Duarte.

No Espaço Centelha/Tecnova estarão os fundadores das empresas fomentadas pelos dois programas (Centelha e Tecnova) que apoiam, através de subvenção econômica, ou seja, recursos não reembolsáveis, o desenvolvimento de produtos/bens/serviços inovadores que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado. Na Vitrine Tecnológica ficarão representantes do Projeto Meninas Cientistas e de Centros de Excelência, parceiros da Fapeg.: Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA/UFG); o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (CEAGRE/IFGoiano); e o Centro de Excelência em Bioinsumo (CEBIO/UFG/UEG/IF Goiano).

Serviço:
4ª Campus Party Goiás
15 a19 de junho das 10h às 22h
Passeio das Águas Shopping

Fonte: Sedi, com alterações

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo