Abertas inscrições para 1º Congresso do Confies em Brasília

(Foto: Divulgação | Confies)

O Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) realiza de 21 a 23 de novembro, em Brasília, no campus da Universidade de Brasília (UnB), o seu primeiro congresso, após 35 encontros nacionais.

A expectativa do Confies é de que todas as fundações associadas participem do evento. As inscrições estão abertas pelo site.

Até agora já foram 250 inscritos. A meta é do Confies é chegar a 300 participantes às vésperas do evento.

Defensor do avanço científico e tecnológico, o Confies reúne 100 fundações que dão suporte às universidades públicas nas atividades de pesquisa em mais de 22 mil projetos por ano.

Programação

A programação (disponível no link http://www.finatec.org.br/confies2018) inclui conferências, mesas-redondas, oficinas. Entre os temas a serem discutidos destaca-se a revisão da Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994, que dispõe sobre as relações entre as instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica e as fundações de apoio.

“Em sua luta, o Confies conquistou a extensão do prazo de credenciamento de 2 para 5 anos e a autorização do STF para cobrar cursos de pós graduação lato sensu”, disse o presidente do Confies, o engenheiro Fernando Peregrino.

Essa é a primeira edição do congresso nacional do Confies, com o objetivo de discutir medidas que alavanquem a atividade de pesquisa nas universidades públicas, com o respaldo das fundações. Até 2017 a instituição realizava encontros nacionais, todo ano em um estado brasileiro.

“O lema principal do Confies é a redução da burocracia sobre a pesquisa, problema já encaminhado ao novo ministro (Marcos Pontes) para que cuide com atenção, assim como a recomposição do orçamento da pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação”, reforça Peregrino.

Divulgação

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo