Aberta chamada para cursos de Comunicação Científica
O British Council, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), está com inscrições abertas para nova chamada do programa Researcher Connect. A chamada, que tem recursos do Fundo Newton e das FAPs parceiras, já está disponível no site da FAPEG. O objetivo principal é selecionar instituições de Ensino Superior em 17 estados brasileiros para sediar cursos presenciais para o desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 16 de junho pela página eletrônica do Researcher Connect do British Council.
Os cursos, ministrados em inglês, terão duração de três dias e serão realizados entre os dias primeiro de julho de 2015 e primeiro de março de 2016. De acordo com a presidente da FAPEG, Maria Zaira Turchi, cada instituição poderá propor um curso para capacitar 20 pesquisadores em qualquer disciplina ou área multidisciplinar para a submissão de artigos científicos para periódicos internacionais.
Podem se inscrever representantes de Pró-Reitorias de Pesquisa, Pró-Reitorias de Pós-Graduação, Departamentos ou programas de Pós-Graduação de instituições de pesquisa ou de ensino superior. Antes da realização da inscrição, os candidatos devem obter permissão para submeter propostas em nome de suas instituições. Será recebida apenas uma proposta por instituição.
O processo de seleção focará no desenvolvimento de habilidades em comunicação em áreas relevantes ao desenvolvimento econômico e social incluindo Ciências Naturais, Ciências Sociais, Artes e Humanidades. Em 2015 e o início de 2016 serão realizados 26 cursos, divididos entre as 17 FAPs participantes. Para candidatos do estado de Goiás estão disponíveis dois cursos a serem realizados em setembro e outubro deste ano, conforme consta do edital.
Segundo Camila Morsch, gerente do Fundo Newton no Brasil, “melhorar as habilidades de comunicação de pesquisadores pode ter um efeito benéfico não apenas nas performances e carreiras individuais, mas também na instituição onde os trabalhos são desenvolvidos e na sociedade como um todo, por meio do aumento do alcance e do impacto de suas pesquisas. Este é o motor por trás do desenvolvimento dos cursos do Researcher Connect”.
*Com informações do Confap
Assessoria de Comunicação Social