CNPq firma parcerias para incentivar inovação

reunião do MEI/CNPq
Reunião do MEI, em São Paulo, que contou com a participação do presidente do CNPq, Mario Neto Borges

Acordos assinados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante a reunião do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), buscam aprimorar a integração entre as instituições que apoiam a inovação na indústria e criar mecanismos que permitam às empresas manter seus projetos de inovação.

A parceria, firmada com o (IEL Instituto Euvaldo Lodi), visa desenvolver os três eixos do Inova – Inova Talentos, Inova Global e Inova Tec, sendo os dois últimos novas modalidades.

O Inova Global é um programa de intercâmbio internacional para pesquisadores colaboradores e profissionais de pesquisa e desenvolvimento de indústrias brasileiras. Por meio do Inova Global, será possível acessar centros de inovação e ciência de referência de todo o mundo desenvolver projetos e estreitar a cooperação internacional, por meio de bolsas financiadas pela indústria. O Inova Tec será voltado para alunos de graduação em bacharelado e de graduação tecnológica, como forma de iniciação de estudantes às atividades de inovação na indústria.

Programa Inova Tec – Bolsas de Iniciação Tecnológica para a Inovação
Prevê a concessão de bolsas e auxílios para execução de projetos cooperativos entre empresas e instituições de ensino e pesquisa, para a capacitação de estudantes de graduação em temas ligados à inovação, ciência e tecnologia. Está prevista a concessão de 200 bolsas de iniciação tecnológica, além de auxílio à pesquisa para o professor orientador. Estima-se o envolvimento de 200 empresas.

Programa Inova Global
Visa ao intercâmbio e capacitação de profissionais e pesquisadores de empresas e institutos de PD&I públicos e privados, em projetos de pesquisa, desenvolvimento pré-competitivo, desenvolvimento tecnológico e inovação. Será operado por meio da concessão de bolsas de Fomento Científico e Tecnológico, no exterior e no país, com recursos do setor privado, nos temas de interesse da Indústria Brasileira, alinhados com as áreas fomentadas pelo CNPq. A previsão é conceder até 250 bolsas financiadas com recursos do setor privado.

Programa Inova Talentos
O Programa visa fomentar a capacitação de graduados, mestres e doutores por meio da sua participação em atividades de inovação no setor empresarial, ao mesmo tempo em que permite intensificar a interação entre a academia e a indústria. Os bolsistas participantes do programa têm a oportunidade de vivenciar o desenvolvimento de projetos de inovação no ambiente empresarial, recebendo capacitações, presenciais e a distância e desenvolvendo competências comportamentais, gerenciais e técnicas durante os 12 meses de duração das bolsas. Devem ser concedidas até 500 bolsas, financiadas com recursos do setor privado e aporte de bolsas do CNPq.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq com informações da Agência CNI de Notícias

Foto: Adri Felden/Agência CNI de Notícias

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo