Seminário discute desenvolvimento da Educação Infantil em Goiás
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Ministério da Educação, vai promover, entre os dias 17 e 18 de agosto, I Seminário Internacional sobre Educação Infantil: Caminhos e Conhecimentos para o Desenvolvimento da Primeira Infância. O evento vai reunir, no auditório do Hotel San Marino, em Goiânia, importantes especialistas da Educação para um ciclo de palestras sobre o assunto.
O público-alvo são secretários de Educação dos municípios que participam do desafio de promover o Acesso à Educação Infantil, uma iniciativa da Seduce dentro do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI), coordenado por Gislainy Mesquita. O convite foi enviado aos representantes de 52 municípios com o maior déficit de vagas em Goiás e de outros 39 que sequer possuem creches.
O seminário vai oferecer sete conferências, ministradas por profissionais nacionais e internacionais. Entre os temas abordados estão: Gestão da Educação Infantil (por Ricardo Paes, do Instituto Ayrton Senna); Políticas Públicas para Educação Infantil (por Carolina Micheli, do MEC); e Saúde da Criança (Mary Eming Young, da Universidade de Harvard). Também terá um momento para compartilhamento de experiências, com a participação de representantes da Secretaria de Educação do Ceará e da Secretaria de Educação de Petrolina (PE).
Dentro da programação do seminário também está o lançamento do livro A Educação Infantil em diferentes contextos, assinado pelas servidoras Vânia Honorato (Seduce) e Vânia Bareicha (Segplan). Elas fazem parte da equipe responsável pelo GMCI. O livro traz um diagnóstico da Educação Infantil em Goiás, levantamento realizado por meio do programa.
Sobre o GMCI Educação
O Goiás Mais Competitivo e Inovador – Educação vem sendo desenvolvido desde 2016. A meta é ampliar o percentual de atendimento de crianças em seus primeiros anos de vida. Atualmente o déficit local é de quase 315 mil vagas em creches e 64,8 mil em pré-escolas. Os índices colocam o Estado na 22ª posição nacional no que diz respeito a crianças com até 3 anos frequentando creches, e na 19ª para crianças entre 4 e 5 anos na pré-escola.
O trabalho ocorre em regime de colaboração entre Estado e municípios. No primeiro momento, a equipe do GMCI mapeou cidades goianas com maiores déficits, construiu diagnósticos e definiu estratégias de atuação. Uma delas é a proposta de parceria para construção de creches nos 39 municípios que não possuem.
O livro A Educação Infantil em diferentes contextos descreve a iniciativa inovadora do Governo de Goiás de priorizar esse nível de ensino, que é de responsabilidade dos municípios. Também apresenta os dados levantados durante o período em que foram realizados os levantamentos e as perspectivas de melhora do atual cenário.
Programação
A abertura oficial será às 13h30 do dia 17 de agosto, com a presença da secretária Raquel Teixeira; do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra; do representante residente do Pnud e coordenador residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic; e do secretário de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás, Joaquim Cláudio Figueiredo Mesquita.
Ao longo de dois dias, o evento terá sete palestras sobre Educação Infantil. Confira a programação:
Dia 17 de agosto, quinta-feira
11h – Início do Credenciamento
13h30 – Abertura Oficial
§ Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira (Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte-GO)
§ Joaquim Cláudio Figueiredo Mesquita (Secretaria de Gestão e Planejamento-GO)
§ Halim Antônio Girade (Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano (SNPDH)-Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)
§ Niky Fabiancic (Representante Residente do PNUD e Coordenador Residente da ONU no Brasil)
§ Osmar Terra (Ministro do Desenvolvimento Social – MDS)
14h – Apresentação Cultural
14h30 – Palestra: Gestão da Educação Infantil: perspectivas e impactos nos processos de ensino e aprendizagem
Ricardo Paes de Barros (Instituto Ayrton Senna/Insper)
15h30 – Palestra: O fortalecimento de alianças para o desenvolvimento da criança
Eduardo de Campos Queiroz (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal-SP)
16h30 – Coffee break
17h – Lançamento do livro: A Educação Infantil em diferentes contextos (Seduce e Segplan-GO)
Dia 18 de agosto, sexta-feira
8h30 – Palestra: Políticas Públicas para a Educação Infantil
Carolina Helena Micheli Velho (Coordenação Geral de Educação Infantil/MEC-DF)
9h30 – Palestra: Educação Infantil: qualidade e desenvolvimento social
Beatriz Mangione Sampaio Ferraz (Escola de Educadores-SP)
10h30 – Intervalo/Coffee break
11h – Palestra: Saúde da criança
Mary Eming Young (Centro de Desenvolvimento Infantil/Fundação de Pesquisa de Desenvolvimento
da China e Centro de Desenvolvimento da Criança/Universidade de Harvard/EUA)
12h – Almoço
14h – Palestra: Educação Infantil: currículo, didática e formação docente
Zilma de Moraes Ramos de Oliveira (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP-SP)
15h – Compartilhamento de experiências inovadoras de gestão da Educação Infantil de Petrolina-PE
Júlio Emílio Lóssio de Macedo (Petrolina-PE)
16h – Compartilhamento de experiências: Cases de sucesso da Educação Infantil do Ceará
Márcia Oliveira Cavalcante Campos (Secretaria da Educação do Ceará)
17h – Intervalo/Coffee break
18h – Palestra: Educação Infantil e a inclusão da criança público-alvo da Educação Especial
Dulcéria Tartuci (Universidade Federal de Goiás/UFG-Catalão)
19h – Encerramento: Desafio da Educação Infantil no Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador
§ Joaquim Cláudio Figueiredo Mesquita
(Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento-GO)
Convidados
Confira a lista dos municípios convidados a participar do seminário internacional:
– Municípios com alto déficit de vagas: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Rio Verde, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Formosa, Trindade, Senador Canedo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental, Jataí, Catalão, Caldas Novas, Itumbiara, Goianésia, Cristalina, Niquelândia, Posse, Jaraguá, Porangatu, Goianira, Mineiros, Inhumas, Padre Bernardo, Itaberaí, Quirinópolis, Morrinhos, Santa Helena de Goiás, Alexânia, Uruaçu, Goiatuba, Palmeiras de Goiás, Nerópolis, Bom Jesus de Goiás, Pirenópolis, Bela Vista de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Itapuranga, Itapaci, Campos Belos, Minaçu, Pires do Rio, Iaciara, Piracanjuba, Iporá, São Luís de Montes Belos, Abadiânia, Anicuns.
– Municípios Creche Zero: Água Fria de Goiás, Aloândia, Amaralina, Americano do Brasil, Araçu, Aragoiânia, Aurilândia, Baliza, Bonópolis, Buriti de Goiás, Cachoeira de Goiás, Campinorte, Caturaí, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Damianópolis, Guaraíta, Guarinos, Hidrolina, Israelândia, Ivolândia, Jesúpolis, Matrinchã, Moiporá, Novo Gama , Novo Planalto, Pilar de Goiás, Portelândia, Santa Isabel , Santa Rita do Novo Destino, Santa Rosa de Goiás, São Luiz do Norte, São Patrício, Taquaral de Goiás, Teresina de Goiás, Teresópolis de Goiás, Uirapuru, Varjão e Vila Boa.