Alunos da PUC realizam pesquisa sobre gestão nas indústrias de Aparecida
Os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Escola de Gestão e Negócios da PUC Goiás participam de um projeto inédito para o setor industrial de Aparecida de Goiânia. Eles realizarão pesquisa de clima organizacional nas mais de 400 indústrias instaladas na cidade goiana. A Pesquisa de Clima Organizacional como Ferramenta de Gestão Organizacional nos Distritos Industriais de Aparecida de Goiânia é um projeto de Iniciação Científica da PUC Goiás e foi apresentada nesta quarta-feira, 10, pela professora pesquisadora Tereza Cristina Pinheiro de Lima para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ozair José da Silva, e associações industriais do município. A apresentação foi realizada na Prefeitura de Aparecida de Goiânia.
O objetivo principal do trabalho, que será realizado durante todo o ano de 2017 por 22 estudantes coordenados pela professora Tereza, é analisar o clima organizacional e os níveis de satisfação dos colaboradores no Distrito Industrial do Município de Aparecida de Goiânia, Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia, Polo Empresarial e Parque Industrial José Alencar. O diagnóstico organizacional permite mudanças importantes e melhorias que favoreçam o crescimento da empresa e da equipe. “Será observado o relacionamento e a satisfação do trabalhador com o grupo e coma gestão, somada à qualidade de vida no trabalho”, explica a coordenadora do projeto.
Na contrapartida, segundo a professora Tereza, o trabalho permitirá ao aluno estar dentro das empesas e produzir novo conhecimento a partir dos questionários aplicados nos funcionários. “Eles vão conhecer a realidade a partir da vivência dos entrevistados”, explica ela. Todo o resultado será entregue em formato de relatório para cada empresa e os dados serão resguardados.
O secretário municipal Ozair José afirmou que incentivará a participação de todas as indústrias na pesquisa da PUC Goiás. “É muito importante para Aparecida de Goiânia, que tem essa vocação industrial com grandes empresas e grandes empresários. O trabalho vai trazer ganhos para as empresas e para o munícipio, que deseja o crescimento e a solidez dos negócios locais gerando mais emprego e renda para nós”, explicou ele.
Entre os participantes está o egresso do curso de Administração Renato Mendes, que é pesquisador voluntário do projeto. Ele acrescenta ao projeto a experiência de outras pesquisas com clima organizacional. “Essa temática é muito importante nas organizações e vemos a importância que os empresários dão à gestão de pessoa para tornar a empresa um bom local para se trabalhar, resultando em produtividade”. Esta é a experiência que o empresário Mário César Paiva, do setor de logística, espera encontrar com a pesquisa. Para ele, o mercado exige iniciativas e parcerias como a da PUC Goiás.
Fonte: PUC Notícias.