Fapeg reforça compromisso com diversidade em evento sobre respeito e inclusão no ambiente de trabalho

Como parte de seu compromisso com a construção de uma cultura institucional mais inclusiva e acolhedora, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), por meio de seu Comitê Permanente para Questões da Mulher e da Diversidade, participou do evento “Todo mundo cabe aqui! Reflexões sobre respeito, empatia e diversidade no ambiente de trabalho”.

A iniciativa, realizada no auditório Mauro Borges e promovida pelo Comitê da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) em parceria com comitês de diversos órgãos e apoio de várias instituições públicas, foi marcada por momentos de escuta, sensibilização e troca de experiências sobre a importância da diversidade nos espaços profissionais.

O evento aconteceu no dia 30 de maio, mês em que se celebra o Dia Internacional contra a LGBTfobia (17 de maio) e às vésperas do mês do Orgulho LGBTQIAPN+, com marco no dia 28 de junho. Ao longo do dia, os participantes foram convidados a refletir sobre a urgência de construir ambientes mais empáticos, respeitosos e diversos — não apenas como um ideal, mas como uma necessidade.

Durante o evento foram realizadas apresentações musicais da banda Encantos (formada por servidores da Secretaria Estadual da Saúde) e proferidas palestras pela professora doutora em Antropologia Social (UFG), Flávia Melo, membro do Comitê Goiano de Enfrentamento à LGBTfobia (UEG) e do Comitê Permanente para Questões da Mulher e Diversidade (UEG); e pelo defensor Público do Estado de Goiás, Breno Assis, subcoordenador do Núcleo de Direitos Humanos (NUDH) e coordenador do Grupo de Trabalho pela Igualdade Racial (GTIR).

Servidores e integrantes do Comitê da Mulher e da Diversidade da Fapeg, Caio Alexandrino, Josenary Félix, Priscila Cassimiro, Cristiani Pereira, Jordelei Machado e Kelly Cristyne Siqueira, também participaram ativamente das atividades.

Um dos gestos simbólicos mais marcantes do evento foi a distribuição de folders em formato de coração com a mensagem “Abra o seu coração”. O material educativo apresentou explicações sobre a sigla LGBTQIAPN+, orientações sobre respeito à orientação sexual e identidade de gênero, além de exemplos de expressões discriminatórias que devem ser evitadas no ambiente de trabalho.

Compliance Público
A atividade também contribuiu com o cumprimento do quesito 9 da 2ª edição do Prêmio de Ética e Responsabilidade do Programa de Compliance Público do Estado de Goiás, que valoriza iniciativas voltadas à promoção de um serviço público mais ético e comprometido com os direitos de todas as pessoas.

Para a coordenadora do Comitê da Mulher e da Diversidade da Fapeg, Josenary Félix, a participação no evento foi uma experiência profundamente significativa. “Mais do que um evento, vivenciamos um espaço de aprendizado coletivo e acolhimento real. Seguimos firmes na missão de promover uma cultura institucional mais respeitosa, plural e humana. Aqui na Fapeg, a gente acredita e pratica: todo mundo cabe aqui.”

Governo na palma da mão