Fapeg tem contas aprovadas sem ressalvas pelo TCE
Resultado é referente a prestação de contas do exercício de 2022 e demonstra os esforços da gestão da Fundação para, além de garantir atendimento de excelência ao público externo, o compromisso com a transparência e boa aplicação dos recursos públicos que fomentam Ciência, Pesquisa e Inovação
O compromisso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) com a eficiência financeira e a aplicação adequada dos recursos públicos, fundamentais para fomento da Ciência, Pesquisa e Inovação, foi reafirmada pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), que aprovou sem ressalvas a prestação de contas do órgão, conforme Acordão nº3052/2024, divulgado em outubro de 2024.
O gerente de Contabilidade da Fapeg, Carlos Roberto Fernandes, comemora o resultado referente às contas do exercício de 2022 e pontua que os esforços da alta gestão da Fundação em adequar fluxos dentro da instituição foram fundamentais para o êxito na avaliação. “A gestão da Fundação está totalmente em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBCASP), bem como dentro das demais legislações/padrões exigidas pelo Tribunal, e isso é fruto de um trabalho contínuo dentro do órgão, acompanhando diariamente os processos orçamentários, financeiros, contábeis e patrimoniais”.
Carlos Roberto pontua também que o apoio da Diretoria de Gestão Integrada e da Presidência da Fundação são essenciais para alcançar esse resultado. “O trabalho da Gerência de Contabilidade vai além de gerenciar, também fazemos um trabalho de Assessoria, identificando os pontos fracos que podem ser melhorados e apresentando aos gestores, que prontamente nos atende, subsidiando e dando garantias para manter o trabalho de forma eficiente, o que garante resultados positivos como este”, reforça.
A diretora de Gestão Integrada da Fapeg, Lorena Raquel, também comemora o resultado obtido pela análise do TCE. “Nosso trabalho é baseado no compromisso com a transparência e eficiência financeira. A aprovação desta prestação sem nenhuma ressalva é resultado da dedicação de toda a equipe da Fapeg, que se empenha em realizar um trabalho de excelência ao público-externo, mas sempre seguindo os fluxos e rotinas internas que garantem êxito nas avaliações exercidas pelos órgãos fiscalizadores”.
O Acordão divulgado pelo TCE está disponível em https://abre.go.gov.br/acordao