Lançado edital da 4ª edição do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I
Em sua 4ª edição, a Premiação do CONFAP irá reconhecer as boas práticas em fomento à CT&I das FAPs e profissionais inovadores de agências de fomento à CT&I no Brasil.
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) anuncia o lançamento do Edital nº 02/2024 do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação.
Em sua 4ª edição, a premiação nacional realizada pelo CONFAP visa reconhecer as boas práticas em fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) realizadas pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) no Brasil, e a atuação de gestores(as) e técnicos(as) de agências de fomento à CT&I, que tenham desenvolvido ações e procedimentos criativos, diferenciados, inovadores, eficientes e eficazes no fomento ao desenvolvimento e execução da Política Nacional de CT&I e, que por consequência, tenham potencializado a interação entre academia, setor produtivo, governo e sociedade.
Em 2024 o prêmio contará com três categorias: Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I; Gestão e Desenvolvimento Organizacional; e Gestor(a) Inovador(a) e Técnico(a) Inovador(a).
Premiação
As FAPs classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares nas categorias Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I e Gestão e Desenvolvimento Organizacional serão premiadas com certificado e troféu. Na categoria Gestor(a) Inovador(a) e Técnico(a) Inovador(a), será premiado um(a) gestor(a) que tenha ocupado cargo da alta direção (presidência, diretoria e equivalentes), não podendo ser um(a) gestor(a) que ainda esteja no cargo; e um(a) técnico(a), integrante das demais linhas hierárquicas, que tenha atuado ou esteja atuando na área meio ou finalística de qualquer agência de fomento à CT&I no Brasil. A cerimônia de premiação nacional está prevista para ser realizada em junho de 2025.
Nas três edições anteriores (2021, 2022 e 2023), o CONFAP premiou 22 iniciativas de fomento à CT&I de 9 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), são elas: Fundação Araucária (Paraná); FAPEMIG (Minas Gerais); FAPEG (Goiás); FAPERGS (Rio Grande do Sul); FAPESQ (Paraíba); FAPES (Espírito Santo); FUNCAP (Ceará); FAPEMA (Maranhão) e FAPESP (São Paulo). Na última edição, em 2023, o CONFAP agraciou pela primeira vez um Gestor Inovador (Paulo Sérgio Lacerda Beirão) e um Técnico Inovador (Marcelo Nicolas Camargo).
(Conheça os cases e agraciados de todas as edições do Prêmio no link).
Submissões de Propostas
As submissões de propostas para as três categorias do prêmio devem ser feitas exclusivamente pelas equipes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) na plataforma do CONFAP até o dia 20 de dezembro de 2024.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CONFAP