Pesquisadores e Fapes participam de evento sobre o programa Horizon 2020

A presidente da Fapeg e vice-presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, e o coordenador da área Internacional da Fapemig, Mario Neto Borges, compuseram a mesa de abertura.
A presidente da Fapeg e vice-presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, e o coordenador da área Internacional da Fapemig, Mario Neto Borges, compuseram a mesa de abertura.

A presidente da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Zaira Turchi, participou nesta quarta-feira (18) do evento “Horizon 2020: Oportunidades de Pesquisa na Europa”. Realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, o evento antecedeu a segunda edição de 2016 do Fórum Nacional do Confap.

Para Zaira Turchi, este foi um momento muito importante, no qual os participantes puderam entender melhor o contexto do Horizon 2020. Durante a manhã, o chefe do setor de Ciência e Tecnologia da Comissão Europeia, Piero Venturi, falou sobre o Horizon 2020 e as ações da delegação da União Europeia no Brasil. “O Horizon 2020 é o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia. São 80 milhões de euros para financiamentos de projetos em vários países”, declarou.

Ele explicou os três pilares básicos do programa, excelência científica, liderança industrial e desafios sociais, e ressaltou que a diferença entre o Horizon 2020 e outros programas anteriores da União Europeia é a possibilidade de participação do mercado e da indústria ao absorverem os resultados das pesquisas desenvolvidas.

No início da tarde, a representante do Euraxess Links Brazil, Charlotte Grawitz, explicou todo o programa e seu papel dar informações e suporte aos pesquisadores brasileiros que desejam realizar pesquisas em parceria com a União Europeia. Charlotte explanou sobre os quatro pilares do Euraxess e sobre como o programa, que é gratuito e aberto, pode auxiliar os pesquisadores brasileiros.

Em seguida foi a vez da assessora do Confap para Cooperação Internacional UE-Brasil, Elisa Natola, que apresentou programas de mobilidade dentro do Horizon 2020, com enfoque no Marie Sklodowska – Curie Acytions (MSCA). Ela explicou que, neste programa específico, os projetos são avaliados priorizando a excelência científica e podem ter temática livre. “O MSCA é um macro programa e inclui diversos subprogramas. Um dos objetivos é oferecer oportunidades de carreira para os pesquisadores”, ressaltou.

Na quinta-feira (19) terá início, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, os Fóruns Nacionais tanto do Confap quanto do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para assuntos de CTI (Consecti). A presidente da Fapeg participará do evento.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo