Fapeg lança edital de seleção de doutores para pesquisas em áreas estratégicas para Goiás

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) lançou nesta segunda-feira, 29 de janeiro, a Chamada Pública nº 02/2024, para seleção de bolsistas com título de doutor para atuarem no desenvolvimento de pesquisas nas áreas macroeconômica, fiscal, tributária, ambiental e social do Estado de Goiás, a fim de identificar necessidades, oportunidades e ações do governo estadual que contribuam com o desenvolvimento sustentável a curto, médio e longo prazo.

Os pesquisadores selecionados vão receber bolsas na modalidade Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) e vão atuar em projetos de pesquisa no Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB) e na Subsecretaria de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes (SETCI), ambos vinculados à Secretaria-Geral de Governo de Goiás (SGG). Os bolsistas deverão buscar sistematizar informações e dados para elaboração de indicadores e estudos do panorama atual das áreas econômica, fiscal, tributária, ambiental e social do Estado de Goiás para monitoramento e avaliação destas áreas.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Plataforma Sparkx-FAPEG. A Fapeg vai investir R$ 4.118.400,00 para o fomento de 22 bolsas de pesquisa na modalidade Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR), no valor de R$ 5.200,00 por mês. As bolsas terão duração de 12 meses, podendo ser renovadas duas vezes por igual período, a depender da avaliação de desempenho do bolsista.

O processo acontecerá em três etapas: Admissibilidade (quando as inscrições serão analisadas pelo corpo técnico da Fapeg para avaliar o cumprimento dos critérios de elegibilidade e documentação); Avaliação Curricular; e Entrevistas.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: uma para candidatos doutores em Economia para projetos de Estudos Macrofiscais; duas para doutores em Economia ou Estatística para projetos Previsões Macroeconômicas e Fiscais; uma para doutor em Economia para projeto Estudos de Política Macrofiscal; uma para doutor em Economia para Estudos Tributários; uma para doutores em Economia, Estatística ou Demografia, para projetos de Indicadores de Pobreza; duas para doutores em Economia, Estatística, Ciência de Dados ou Políticas Públicas para Estudos sobre o Programa Universitário do Bem (Probem); duas para doutores em Economia, Estatística ou Demografia para Amostragem e elaboração de indicadores econômicos.

E ainda, uma vaga para doutores em Estatística, Economia ou Ciências Ambientais para Estudos da Política Ambiental; uma vaga para doutores em Estatística, Economia, Ciências Ambientais ou Direito para Estudos Sustentabilidade Ambiental – Reciclagem e Descarbonização; cinco vagas para doutores em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação ou Engenharia Mecânica para Potencialidades e estratégias para a diversificação da matriz energética do estado de goiás; quatro vagas para doutores em Engenharia Química, Engenharia Ambiental ou Engenharia Agronômica, também para Potencialidades e estratégias para a diversificação da matriz energética do estado de goiás; e uma vaga para doutores em Economia, também para projetos em Potencialidades e estratégias para a diversificação da matriz energética do estado de goiás.

Veja mais informações no edital. Dúvidas relacionadas ao edital devem ser enviadas à Fapeg exclusivamente através do e-mail atendimento.fapeg@goias.gov.br.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo