Consup realiza última reunião do ano com prestação de contas de 2023 e planejamento para 2024
Na manhã dessa segunda-feira, 18, foi realizada a última e quarta reunião do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Consup Fapeg) de 2023, na Área IV da PUC Goiás, em Goiânia. O encontro foi conduzido pelo presidente da Fapeg, Marcos Arriel, que também preside do Consup. Foram apresentados os novos conselheiros, a execução orçamentária desse ano e o planejamento para 2024.
Em reunião, Marcos Arriel destacou que 2023 foi o ano com maior aporte de fomento do Governo de Goiás, por meio da Fapeg, em ciência e tecnologia com investimentos na ordem de R$94 milhões. Ele lembrou da suplementação orçamentária realizada em abril desse ano, com ações do Grupo Especial de Planejamento e Inovação (GEPI), onde foram reconhecidos os projetos da Fapeg como impactantes e de promoção às transformações nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Arriel ressaltou os prêmios conquistados pela Fapeg no ano de 2023. Em março, a Fapeg foi vencedora em duas categorias da segunda edição do Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação. Na categoria Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I, a Fapeg ficou na 2ª colocação com a proposta “Implantação de Centros de Excelência”. Na categoria Gestão e Desenvolvimento Organizacional, em 3º lugar, com a proposta “Desenvolvimento e Implantação de Plataforma de Gestão de Processos e Fomentos e sua Integração com os Sistemas de Informação do Estado de Goiás”.
No final do ano, a Fapeg conquistou ainda o 3º lugar do Programa Compliance e alcançou o Selo Diamante com o alcance de 100% dos itens da Metodologia realizada pela Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE Goiás). Arriel comentou que para o ano que vem, a Fapeg vai anunciar os vencedores do Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação – Edição 2023, em que haverá um evento de premiação no início do ano.
Pela Fapeg estiveram presentes também o diretor científico e de inovação, Cláudio Leles; o diretor de programas e monitoramento, Vanderlei Cassiano; diretoria de gestão integrada, Lorena Peixoto; chefe de gabinete, Henrique Troncoso, assessor de políticas de fomento em CT&I, Roberto Pacheco; secretária executiva do Consup, Simone Oliveira; e assessor adjunto do Consup, Danilo Almeida.
Novos Conselheiros
A reunião contou com a apresentação dos novos conselheiros para mandato de três anos, que tomaram posse no último dia 6 de dezembro São eles:
Adriano da Rocha Lima – Livre Escolha do Governador
Robson Domingos Vieira – Livre Escolha do Governador
Angelita Pereira de Lima – Universidade Federal de Goiás – UFG
Carlos César Evangelista de Menezes – UNIRV – Instituições do sistema estadual de educação superior em Goiás, exceto a UEG
Erik Alencar de Figueiredo – IMB – Instituições estaduais com ações em pesquisa, desenvolvimento e inovação, em funcionamento no Estado
Também houve a recondução do Robert Bonifácio da Silva, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI.
Próximas ações
Para 2024, a diretora de gestão integrada, Lorena Peixoto, explicou que após avaliação das ações realizadas pela alta gestão da Fundação, o portfólio contempla 69 ações, sendo divididas em oito ações de fomento aos Centros de Excelência, 19 ações de fomento aos projetos de inovação; 33 ações de fomento aos projetos científicos; e nove ações de fomento aos projetos de internacionalização. Dessas 69 ações, 35 já estão implementadas e em andamento, e 34 são novas iniciativas planejadas.
O diretor científico e de inovação, Cláudio Leles, apresentou os novos editais previstos para o ano que vem, num total de dez: Bolsas de Formação de Mestrado e Doutorado; Realização de Eventos; Pesquisador Visitante; Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS); Seleção de bolsistas em parceria com o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Econômicos (IMB) e Secretaria Geral de Governo (SGG); Programa de Auxílio à Pesquisa Científica e Tecnológica 2023; Apoio a PPGs Stricto Sensu – Internacionalização de Programas Nota Cinco; Incubadoras; Tecnova 3; e a Chamada MCI – Mobility Confap Italy 2023.
O diretor de programas e monitoramento, Vanderlei Cassiano, apresentou mais detalhes da Nova Resolução Normativa – Prestação de Contas da Fapeg, aprovada pela Procuradoria Setorial da Fundação e objetiva ser mais simplificada e menos burocracias. A previsão é que será publicada ainda neste ano.
O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, apresentou as sugestões das datas das próximas reuniões do Consup, com a primeira de 2024 já marcada para 27 de fevereiro.
Fotos: Wagmar Alves / PUC Goiás