Fapeg e Seapa discutem formalização de acordo para ações de internacionalização

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) deram nesta quinta-feira, dia 9, os primeiros passos para a formalização de um acordo de cooperação para a promoção de ações de internacionalização entre as duas instituições. O acordo será desenhado de forma abrangente para viabilizar ações futuras como intercâmbio de pesquisadores, difusão internacional dos saberes científicos de Goiás voltados para o agro e meio ambiente, entre outras.

A primeira reunião aconteceu na sede da Secretaria, no setor Leste Universitário, com as presenças, pela Fapeg, do presidente Marcos Arriel; do diretor Científico e de Inovação, Cláudio Leles; do chefe de gabinete, Henrique Troncoso; e do gerente de Parcerias Internacionais, Gabriel de Paula. Pela Seapa participaram o secretário Pedro Leonardo Rezende, e a chefe de Gabinete, Paula Coelho.

O gerente de Parcerias Internacionais, Gabriel de Paula, explicou que o objetivo da reunião foi alinhar as pautas de internacionalização da Fapeg com a Seapa e criar um instrumento jurídico para dar guarda em ações futuras.

O presidente da Fapeg comentou que “a agropecuária, destaque econômico de Goiás e principal eixo de exportação, é também uma área propícia para investimentos em ciência, tecnologia e inovação com o apoio da Fapeg e dos demais atores acadêmicos do estado.” Arriel destacou como exemplo o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) e o Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio), ambos com financiamento da Fapeg, como modelos de destaque na relação de fomento da Fapeg com o Agro e como casos promissores para efetivar a internacionalização.

Fotos: Marcos Paulo Ferreira / SEAPA

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo