Palestra e comemorações encerram Outubro Rosa na Fapeg

O Outubro Rosa – mês de conscientização da população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e outras neoplasias – na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) foi encerrado nesta terça-feira, 31. Uma palestra, que serviu de alerta e esclarecimento feita pelo dr. Rodrigo Taminato, especialista em Patologia Clínica, Mestre em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica, Doutor em Saúde Pública e pesquisador do Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás – HC-UFG, foi o ponto alto das atividades ao destacar a relevância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo ele, o Outubro Rosa ainda aponta resultados tímidos, mas que é uma campanha altamente necessária. “A campanha tem como objetivo primordial conscientizar sobre a importância de se buscar atendimentos médicos de rotina mesmo que a pessoa não detecte nenhum sintoma em seus autoexames”. Segundo ele, alguns tipos de cânceres podem ficar assintomáticos durante até 7 anos. “Então, não se pode esperar sintomas, porque daí podem vir diagnósticos avançados e tardios que muitas vezes poderiam ser tratáveis e curados,” esclareceu. Destacou a importância dos exames de rastreio como a mamografia, ultrassonografia e até mesmo ressonância, que muitas vezes são necessários e se completam.

As ações aconteceram no pátio da Fapeg, onde foi montada uma tenda. Grande parte dos servidores vestiu roupas rosa para o Pink Day, que foi realizado em um ambiente instagramável com balões, painéis, molduras, plaquinhas para fotos e mensagens de conscientização acompanhadas de pirulitos, chocolates e chicletes cor-de-rosa. No local, também foi disponibilizada uma mesa para vendas de produtos e artesanatos confeccionados pelas voluntárias e usuárias da Associação de Apoio às Vítimas de Câncer no Estado de Goiás (AAVCEG).


O Outubro Rosa foi uma realização do Comitê Permanente para Questões da Mulher e da Diversidade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), que preparou uma série de atividades para ampliar a participação dos servidores da instituição na campanha anual do Outubro Rosa. Entre os dias 16 e 30, foi realizada uma Campanha de Arrecadação de Alimentos não perecíveis (arroz, feijão e óleo) na Fapeg. Os produtos coletados foram entregues, à presidente da AAVCEG, Flávia Belchior. A associação é uma entidade filantrópica em Goiânia que presta serviços socioassistenciais a pacientes oncológicos e em situação de vulnerabilidade social. A Associação disponibiliza diversos serviços e benefícios, como atendimento psicossocial, programas de distribuição gratuita de cestas básicas, medicamentos, exames, fraldas e suplementos alimentares, além de promover o fortalecimento de vínculos, grupos de apoio, capacitação profissional e qualificação, entre outros.


O evento
O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, fez a abertura do evento agradecendo e ressaltando a importância da Campanha Outubro Rosa. Ele também parabenizou os funcionários pelo Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro. Agradeceu e reforçou a importância de cada servidor da Fapeg que contribui para o fomento à ciência, tecnologia e inovação no Estado. “Cada servidor deve sentir parte do processo e do sucesso, mantendo renovado o espírito público”.

Em seguida, a diretora de Gestão Integrada, Lorena Raquel de Faria Peixoto também falou da competência dos servidores e anunciou e parabenizou os aniversariantes dos meses de setembro a dezembro.

A coordenadora do Comitê Permanente para Questões da Mulher e da Diversidade da Fapeg, Josenary Félix, explicou a proposta de um Pink Day instagramável argumentando que “foi uma ferramenta que encontramos para dar voz digital na palma da mão para compartilhar e levar a mensagem da necessidade da prevenção para colaborar com a vida.

A diretora da AAVCEG, Flávia Belchior agradeceu e destacou em sua fala que “o ano todo precisa ser rosa para reduzir o número de diagnósticos tardios”. Falou dos trabalhos da Associação e recebeu da presidente do comitê, os produtos alimentícios arrecadados durante a campanha de alimentos.

Em seguida, os servidores confraternizaram com um café da manhã.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo