Lançada segunda edição do Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou nesta segunda-feira, dia 30, a Chamada Pública nº 11/2023 para a realização do “Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação – Edição 2023. O aviso da Chamada foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira. As propostas poderão ser submetidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES), Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e Empresas, até o dia 26 de novembro na Plataforma Sparkx-Fapeg.

Realizada pela segunda vez em Goiás, a iniciativa propõe reconhecer, dar visibilidade e premiar pesquisadores que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados tenham contribuído para a produção de conhecimento e beneficiado direta ou indiretamente o desenvolvimento e o bem-estar da população do estado de Goiás e do País. O prêmio também reconhecerá a atuação de profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, tenham contribuído com a difusão de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação e, por consequência, com ecossistema de CT&I de Goiás e do país.

A Chamada Pública goiana está alinhada com o Edital do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP 01/2023 – Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação “Johanna Döbereiner”), que prevê premiações para três categorias: Pesquisador Destaque, com as subcategorias: Ciências da Vida (Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde); Ciências Exatas (Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Tecnologia); Ciências Humanas (Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Artes, Letras e Linguística); Pesquisador Inovador, com as subcategorias: Inovação para o Setor Empresarial; Inovação para o Setor Público; e Profissional de Comunicação.

Novas categorias

Além destas categorias, o estado de Goiás acrescentou outras três categorias de premiações: Categoria Pesquisador Goiano Destaque em outros estados e no exterior; Categoria Projeto de Inovação Destaque; e Categoria Empresa ou Organização de Terceiro Setor Destaque em Inovação. (Leia o edital e saiba mais sobre quem pode concorrer e documentação para submissão).

Os vencedores serão homenageados em evento realizado pela Fapeg, com data e local a serem divulgados nos diferentes canais de comunicação, incluindo sítio eletrônico e mídias sociais da Fundação.

Indicações ao prêmio

Os pesquisadores Júniores e Sêniores das categorias Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador, profissional de comunicação e os Pesquisadores Destaque em outros estados e no exterior, devem ser indicados por Instituições de Ensino Superior (IES) ou Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) que deverão realizar procedimentos internos prévios que garantam uma análise fundamentada no mérito acadêmico e profissional dos potenciais indicados, considerando as diferentes áreas do conhecimento e de atuação profissional, nas diferentes categorias.

Para as Categorias Projeto de Inovação Destaque (pessoas jurídicas com foco em inovação, startups ou outras iniciativas empresariais inovadoras, que tenham sido beneficiadas com fomento da FAPEG, a partir do ano de 2021, para execução de projetos); e pela Categoria Empresa ou Organização de Terceiro Setor Destaque em Inovação (startups e ambientes de inovação que comprovem relevância e impacto no ecossistema de empreendedorismo goiano e que possuam CNPJ inscrito no estado de Goiás) serão recebidas indicações por entidades representativas do setor empresarial e industrial atuantes no Estado.

Todas as submissões deverão ser feitas na Plataforma Sparkx-Fapeg, para isso é importante ler o edital. Pesquisadores(as) ou Profissionais de Comunicação que tenham sido premiados em 1º, 2º ou 3º lugar na Edição 2022 do Prêmio Goiano de CT&I não poderão ser indicados para a Edição 2023, mesmo que em outra categoria/subcategoria. (Laureados na última edição).

Valorização

O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, entende que o Prêmio ganhou reforço com a introdução de novas categorias. Segundo ele, a premiação visa também, valorizar e incentivar os trabalhos dos pesquisadores e a divulgação das pesquisas em Goiás e no Brasil, reconhecer os esforços bem-sucedidos de gestão e ações de Ciência, Tecnologia e Inovação que auxiliem no desenvolvimento dos ecossistemas de empreendedorismo inovador no Estado e incrementar a difusão e a divulgação dos avanços no campo da CT&I. Para Arriel, a iniciativa também é uma forma de dar visibilidade às ações de CT&I fomentadas pela Fapeg; e de ampliar o espaço dedicado à divulgação científica nos meios de comunicação.

 “Ao darmos publicidade, transparência e visibilidade aos resultados das pesquisas, inovações e projetos realizados em âmbito estadual, com ou sem recursos públicos, damos oportunidade para que a sociedade tome conhecimento das ações de CT&I desenvolvidas em Goiás, assim como de seus impactos na vida das pessoas”, destaca o presidente, acrescentando que a iniciativa também colabora para dar visibilidade ao papel protagonista do Governo estadual na promoção das políticas de CT&I e no desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Fapeg e Confap

Os pesquisadores Sêniores das categorias Pesquisador Destaque e Pesquisador Inovador e os profissionais de comunicação, em cada uma das suas subcategorias, terão seus nomes indicados para participarem e concorrerem ao Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação 2023 “Johanna Döbereiner”, passarão a seguir as normas estabelecidas no Edital de Chamada Pública CONFAP 01/2023 – Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação “Johanna Döbereiner” – Edição 2023, disponível em  https://confap.org.br/news/lancado-edital-da-3a-edicao-do-premio-confap-deciencia-tecnologia-inovacao-johanna-dobereiner/.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo