Arrecadação de alimentos e “pink day” são ações da Fapeg para o Outubro Rosa

O Comitê Permanente para Questões da Mulher e da Diversidade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) preparou uma série de atividades para ampliar a participação dos servidores da instituição na campanha anual do Outubro Rosa, de conscientização da população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e outras neoplasias.

No período de 16 a 30, ocorrerá a Campanha de Arrecadação de Alimentos não perecíveis (arroz, feijão e óleo). Os produtos coletados serão destinados à Associação de Apoio às Vítimas de Câncer no Estado de Goiás (AAVCEG), entidade filantrópica em Goiânia que presta serviços socioassistenciais a pacientes oncológicos e em situação de vulnerabilidade social.

A Associação disponibiliza diversos serviços e benefícios, como atendimento psicossocial, programas de distribuição gratuita de cestas básicas, medicamentos, exames, fraldas e suplementos alimentares, além de promover o fortalecimento de vínculos, grupos de apoio, capacitação profissional e qualificação, entre outros. A diretora da entidade, Flávia Belchior, ressalta a urgente necessidade de alimentos e suplementos alimentares. A sugestão de doação dos três tipos de produtos alimentícios partiu da própria entidade.

Pink Day

Para fechar o mês de outubro, no dia 31, o Comitê Permanente para Questões da Mulher e da Diversidade da Fapeg programou um dia especial de mobilização. Os servidores poderão assistir à palestra ministrada pelo dr. Rodrigo Taminato, especialista em Patologia Clínica, Mestre em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica, Doutor em Saúde Pública e pesquisador do Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás – HC-UFG. Ele abordará temas pertinentes ao câncer de mama e à relevância do diagnóstico precoce.

Está prevista, ainda, a disponibilização de uma mesa de vendas de produtos e artesanatos confeccionados pelas usuárias da AAVCEG. Neste dia, também será feita a entrega dos alimentos arrecadados a um representante da entidade.

Tudo acontecerá em um ambiente “instagramável”, decorado com balões, painéis, molduras e plaquinhas para fotos, incentivando servidores a divulgar as atividades nas redes sociais. A equipe de organização pretende distribuir mensagens de conscientização acompanhadas de pirulitos e chicletes cor-de-rosa.

Laços

Uma outra ação realizada pelo Comitê começou no dia 3 de outubro, quando todos os funcionários receberam laços rosas para serem afixados nas roupas. O uso do laço está agendado para mês todo. O comitê também expôs uma série de cartazes relativos ao tema para sensibilizar os que circulam pela sede da Fundação quanto à necessidade de cuidado e atenção com o corpo para a prevenção e combate à doença.

O câncer de mama deve acometer 1.970 mulheres em Goiás somente este ano, segundo projeção do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Segundo o instituto, o tipo de tumor mais frequente em todo o mundo é também o mais comum entre as mulheres, respondendo por 23% dos tumores malignos que acometem as pacientes. Por ano, o Brasil registra cerca de 60 mil novos casos, em média, 164 por dia.

Em 2021, o país registrou 18,2 mil vítimas. Desde que os dados começaram a ser computados, em 1996, foram 323,2 mil mortes provocadas pelo câncer de mama. Os números são do Inca.

Mamografia gratuita pelo Ipasgo

O comitê também comunica que usuários do Ipasgo Saúde podem fazer mamografias sem pagar a taxa de coparticipação (porcentagem que incide sobre cada serviço utilizado, a exemplo de consultas e exames) em outubro. A ação visa facilitar o acesso das beneficiárias do plano de saúde a exames fundamentais para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os exames podem ser feitos em qualquer clínica ou laboratório da rede credenciada ao sistema Ipasgo Saúde mediante agendamento prévio e apresentação de pedido feito por um médico. Mas antes é preciso agendar uma consulta com um mastologista, especialidade médica que cuida das glândulas mamárias, ou outro profissional, por meio da central de teleatendimento do Ipasgo Saúde, pelo número 0800 62 1919, ou do aplicativo Ipasgo Fácil.

O telefone também está disponível para informações e orientações sobre o benefício, que vigora de 1º a 31 de outubro.

Assessoria de Comunicação Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo