Agenda internacional e próximos encontros marcam último dia do Fórum do Confap, em Brasília

Presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) reunidos na sede da Capes, em Brasília.
Presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) reunidos na sede da Capes, em Brasília (DF). Foto: Ascom Fapeg.

O segundo dia de reuniões do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) foi marcado pela interlocução entre FAPs, Conselho e parceiros internacionais. A manhã da sexta-feira, 11 de março, foi reservada para deliberações internas, questões regionais e, ainda, o convite para o próximo Fórum, que deverá ser realizado em Belo Horizonte, no mês de maio.

Além disso, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Minas Gerais (Fapemig), sob a presidência do Prof. Evaldo Ferreira Vilela, ressaltou a realização do evento comemorativo em alusão aos 100 anos da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que será realizado em Goiânia, nos dias 18 e 19 de abril, com o tema “A pesquisa na agricultura: implicações para a sustentabilidade e a segurança alimentar global”. O evento será realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em conjunto com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (Fapdf), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e Fapemig.

Comitiva do Reino Unido e representantes do Confap, durante Fórum, em Brasília.
Comitiva do Reino Unido e representantes do Confap, durante Fórum, em Brasília. Foto: Ascom Fapeg.

Internacional
A reunião seguiu com a apresentação da agenda internacional do Conselho, começando com a participação dos representantes da Embaixada da França, Alain Bourdoun e Phillippe Martineau, que apresentaram nova proposta de cooperação entre pesquisadores e empresários do Brasil e da França, por meio do programa Cifre, para aplicação da pesquisa acadêmica no meio empresarial. A ideia é aumentar a competitividade e o intercâmbio de informações, de maneira a incentivar a geração de patentes e a transformação de teses em produtos.

Em sequência, os presidentes das Fundações receberam a delegação do Reino Unido, com representantes do British Council e do Newton Fund, Diego Arruda, Camila Almeida e Diana Daste, que apresentaram um balanço das últimas atividades realizadas pela parceria com o Confap. Foram pontuadas ainda novidades na expansão do Fundo, com maior alocação de recursos e extensão do prazo de vigência. Um dos destaques foi o interesse no investimento da pauta de inovação, com a entrada do Innovation UK entre os parceiros alcançados pelo Fundo.

Finalizando a reunião e a pauta internacional, foram apresentadas as perspectivas e avanços do Confap junto da União Europeia, especialmente pelas ações do programa Horizonte 2020. A presidente da Fapeg e vice-presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, encerrou a reunião anunciando que o Confap foi indicado como National Contact Point do programa Marie Curie, considerado um dos maiores programas de bolsas da Europa, tendo em vista sua capilaridade nos Estados, o que significa maiores possibilidades de concessão de bolsas aos pesquisadores brasileiros.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo