CEI-UFG celebra contratos de pré-incubação com projetos selecionados em edital
Evento realizado no auditório da PRPI/UFG promoveu integração entre empreendedores e marcou início formal de novo ciclo
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG foi palco, nesta terça (22/08), de um evento para assinatura dos contratos de pré-incubação dos projetos vencedores do edital de chamada pública do CEI/UFG n° 01/2023 e da 9ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário, realizada no final de 2022. O processo, conduzido pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI-UFG), no âmbito do convênio realizado entre a UFG e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), teve o resultado final divulgado em fevereiro deste ano.
Durante o encontro, os representantes dos projetos pré-incubados tiveram acesso a um coffee break e depois seguiram para o auditório, onde houve a cerimônia. Ali, eles foram oficialmente apresentados uns aos outros e tiveram a oportunidade de contar um pouco sobre seus modelos de negócios, assinando, em seguida, a documentação que formaliza a parceria. Fizeram parte deste momento as empresas Agência Sotaque, Biofer Tech, Incubadora de Jovens, NanoAI: Artificial Intelligence, NanoTerra e Vits.
O evento também ficou marcado pela realização de uma edição presencial do Programa Lições Aprendidas (PLE), com a participação de Wálisson Gobbo, fundador e líder da Jumperbot Robótica Educacional, uma empresa graduada pelo CEI-UFG e que atua no ensino de robótica e programação para crianças e adolescentes. Além de falar sobre sua trajetória, ele tirou dúvidas e ofereceu insights valiosos aos mais novos empreendedores do CEI-UFG. Rafael Pacheco, CEO da Hoortech, startup goiana que atualmente está incubada no Centro, foi outro a narrar sua experiência.
Na ocasião, a diretora do CEI-UFG, Cleonice Borges, deu as boas-vindas a todos e ressaltou que a estrutura e os recursos da Universidade estão à disposição para apoiar os projetos. “Nem todos chegam ao final da pré-incubação, mas nosso objetivo é oferecer a sustentação necessária, sempre com o apoio de parceiros do ecossistema empreendedor e de inovação do estado de Goiás, para fazer com que esses negócios sagrem-se exitosos e tenham perenidade”, afirma.
Compareceram a pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek; a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação e diretora de Pesquisa da UFG, Fabíola Fiaccadori; o diretor de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Marinaldo Ribeiro; o diretor do Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG), Luizmar Júnior; a Analista de Inovação do Sebrae Goiás e ex-gerente do CEI-UFG, Emilia Pires; o gerente do CEI-UFG, Anderson Dias; e demais colaboradores do CEI-UFG.
Fonte: Comunicação e Eventos UFG