Último dia do Encontro da Rede Jean Monnet foi marcado por muitas palestras e paineis

Hoje foi último dia do Encontro da Rede Jean Monnet, marcado por uma série de paineis e palestras durante toda a manhã, no HUB Goiás, em Goiânia. Com o tema “O Impacto da Cúpula União Europeia – CELAC e a Parceria Estratégica como Brasil”, o encontro contou com a presença de coordenadores dos projetos Jean Monnet, representantes da delegação da União Europeia no Brasil e autoridades ministeriais do governo brasileiro e do estado de Goiás. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), representada por seu presidente, Robson Domingos Vieira, participou dos dois dias de evento, que começou na tarde de ontem (16).

Na pauta foram discutidas sobre áreas de interesse mútuo, como comércio, investimentos, meio ambiente, ciência e tecnologia, cultura e educação. O evento é uma iniciativa da Delegação da União Europeia do Brasil conjuntamente como Projeto de Diplomacia Pública da UE e a Universidade Federal de Goiás (UFG) e, além da Fapeg, tem o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás (Secti).

Na solenidade de encerramento, Robson Domingos Vieira, afirmou que Goiás está interessado na internacionalização. “Queremos construir um plano estadual de internacionalização, e eventos como esse fortalecem essa pauta em Goiás. Pautas como hidrogênio, segurança alimentar, defensivos agrícolas, bioinsumos são áreas importantes que devem constar em nossa agenda para trabalharmos nessa relação Goiás e União Europeia. Parabenizo e fico honrado de a Fapeg estar participando e ser parceira neste evento. Ficamos à disposição para futuras cooperações”.

A superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Lidiane Monteiro de Abreu, ressaltou que o HUB está sempre de portas abertas e destacou a importância da parceria entre empresa, instituições de ensino e governos nacional e internacional. “Sejam bem-vindos nesse centro de conexão que podemos falar sobre economia verde, sustentabilidade, transformação digital, pensando em pessoas e processos para inovação”, disse Lidiane.

Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, afirmou que o Encontro foi um evento importante que trará muitos trabalhos. “As reuniões de ontem e hoje são importantes, foi de ouvir a opinião da academia, diferentes pontos de vista. Vamos continuar a trabalhar. Não estarei mais à frente da Embaixada, mas estarei acompanhando e sobretudo estou seguro que a minha sucessora vai receber as conclusões dessa reunião e trabalhar para o ano que vem”, afirma Ignacio.

Subsecretário de Tecnologia de Informação da Secretaria-Geral de Governo, Marcio Cesar Pereira, representando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou a importância dessa troca de informações entre Goiás e a União Europeia. Vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, agradeceu e parabenizou o comitê organizador do evento pela promoção da integração da universidade com organizações internacionais. “É fundamental para enfrentarmos os desafios que hoje, talvez mais do que em qualquer outra época, não podem ser resolvidos de maneira individual por nenhuma nação. A colaboração internacional é um elemento fundamental a nortear as ações das organizações”, disse Jesiel.

O evento foi gravado pela UFG e está disponibilizado no canal do YouTube da instituição.

Texto: Assessoria de Comunicação da Fapeg
Fotos: Rique Ferreira

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo